Bolha Imobiliária VI…Agora com data para acontecer… Imóveis à preços de bananas

Em conversa com amigos ontem uma novidade: a data para o estouro da bolha imobiliária é Julho de 2012. Precisão suíça… O argumento dado pelo especialista do setor será o aumento dos juros no Brasil (que já ocorreu) e subsequente aumento da inadimplência. Como as pessoas não vão conseguir pagar os absurdos e astronômicos preços das prestações, serão forçadas a entrgar imóveis a preço de bananas para se desfazer da prestação impagável. Concordo plenamente e já venho falando isso a algum tempo. Porém, não acho que vai demorar tanto… Quem sabe eu ouvi errado o ano… talvez seja Julho de 2011…

About these ads
This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , . Bookmark the permalink.

6 Responses to Bolha Imobiliária VI…Agora com data para acontecer… Imóveis à preços de bananas

  1. Daniel Souza says:

    Ricardo, sempre ouço que estas “bombas” são “oportunidades” para quem tem $$ para investir. Essa parece ser uma delas, não?
    Abraços!

  2. Edmundo says:

    É Ricardo, faz pelo menos 2,5 que temos comentado sobre isso. Esta semana tive o exemplo claro. Se me permitem dividir. A cerca de 4 meses fui abordado por um corretor para um lançamento de empreendimento na região do brooklin, na época R$ 7.650 o m2. Ontem numa ligação ao final do dia…”oferta especial, custo de oportunidade…” o mesmo empreendimento a R$6.500 o m2. Continuando assim, comprarei 2 no final do ano (risos). Minha opção no momento, é uma frase célebre em Wall Street. “Sell in May and go away…”, just came back with the fall…

  3. Maurício says:

    Ricardo, ótima notícia para quem está procurando um imóvel, assim como eu !!!

    Para quem está prestes a casar e está procurando um imóvel para comprar, talvez não seria interessante investir em consórcio e esperar a bolha estourar? O que você acha dos consórcios?

    Abraços.

    • tradingcafe says:

      Oi Mauricio, sim uma ótima notícia para quem vai comprar, basta ter paciência e bons veículos de investimento enquanto aguardamos. O consórcio é um boa alternativa se você está pensando em financiar uma parte do investimento. Para a parte do capital que vc já tem, investir em tesouro direto, escolher bem o título e fazer investimentos todos os meses para aumentar teu potencial de compra. O consórcio é melhor que o financiamneto porém vc deve escolher uma boa empresa, confiável e segura. Certificar que vc pode dar o lance a qualquer momento para retirar o crédito qaundo precisar. Euy acho melhor, você fazer investimentos possíveis no momento e esperar mais para frente para optar pelo consórcio pq vc paga taxas de administração, então jogamos para a última hora esta alternativa. abs

  4. Thales Pichelli says:

    Professor – dado o seu forecast preciso, existe algum mecanismo de hedge para o brasileiro “comum pessoa fisica” que já tem hoje algum tipo de financiamento imobiliário?

    Ele consegue comprar algum contrato na bmf para se resguardar?

    Abracos,
    Thales.

    • tradingcafe says:

      Oi Thales, diretamente, não existe. Poré, podemos pensar em hedges não lineares, como alugar este imóvel financiado a preços correntes se for possível, comprar fundos de ouro (este tem risco), e o melhor hedge viável (o mais correto, que seria linear, seria vender este imóvel hoje a preços de hoje e quitar o financiamento, alugra outro imóvelpara morar por enquanto) será o de acumular o máximo de resursos investindo em tesouro nacional pós-fixado para ter recursos lá na frente para te garantir e até para comprar outro imóvel quando os preços caírem. Vale salientar que são previsões e que os preços dos imóveis de valorizam e se alternam com depressões. Se vc mora no imóvel e está trabalhando, vc não será obrigado a vender seu imóvel e poderá passar a evntual crise imobiliária incólume. O problema reside na pessoa ter que se desfazer rapidamente do imóvel durante a tempestade. abs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s