A China nossa de cada dia…

A china nossa de cada dia, na Inglaterra do meu coração, fazia referência aos pratos de porcelana chinesa usados no dia-a-dia nas mesas das famílias inglesas. Hoje, “China” tem muitos outros significados nas conversas das pessoas.

É. A China passou a ocupar as preocupações, os sonhos e os pesadelos de muita gente no mundo todo. De economistas a exportadores, de importadores que sonham com um negócio da China… Infelizmente para muitos, ou para todos fora os chineses, a dependência crescente da economia mundial da economia chinesa é um fator para se preocupar. Qualquer dependência é ruim, mas esta será muito mais grave. Pelo simples fato que a cultura chinesa é diferente de tudo o que conhecemos. Ninguém no planeta, no mundo dos negócios principalmente, é confiável ao extremo de colocarmos todas as nossas fichas nessa relação. Os chineses tem vida própria e projetos próprios e, pouca consideração ou escrúpulos no que toca defender seus interesses. Basicamente, eles não estão nem aí se o mundo depende da locomotiva chinesa para substituir o ferro-velho americano na liderança do crescimento global. Está assim agora, temos que reconsiderar nossos projetos para não ficarmos a mercê deles, nem de ninguém. Os importadores estão felizes, os exportadores e produtores em geral não estão.
Dicas de trading, para investidores de curto, médio e longo prazos, eu irei postar amanhã! 2011 será um ano de equities ou de fixed income? Ou ambos, para quem investe no “Brazil”…

abs, um ótimo dia a todos

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s