Cortina de fumaça nos radares… Oportunidades esta semana

Uma vez mais nossos amigos americanos estão “sobrevoando a Europa com sua esquadrilha da fumaça”. Hoje, a pauta está de novo sobre a capacidade de Portugal pagar suas dívidas e se deve ou não recorrer a novos empréstimos. Na mesma semana em que o Presidente Obama estará mantendo reuniões com os chineses para pedir “tudo”… Em poucas palavras, a situação nos EUA está péssima, quando foi a última vez que nós vimos um presidente americana “pedindo” alguma coisa? Bem, o presidente estará pedindo para a China valorizar o Yuan (de novo…) além de tentar uma maior aproximação direta com o maior credor dos Estados Unidos. A China por sua vez, joga seu jogo com a tranquilidade milenar (um grande “vocês estão falando comigo?”…), e, continua forte com seu plano de acúmulo de reservas (superávit comercial de dezembro de USD13 bi), continua cada vez mais pró-Europa (comprando euros e diversificando suas reservas e tendo retornos magníficos em títulos soberanos da Espanha, Portugal, Irlanda, Grécia e Itália, com taxas de risco alto graças às agências de rating americanas…) e com risco do euro, garantido pela Alemanha e França) e ainda forte na idéia de criarem uma moeda internacional formada por uma cesta de moedas visando a substituição do dólar. Uma vez mais teremos alguns dias de calor e será seguido de uma alta considerável. Vamos lembra um detalhe, a União Européia não dá liberdade para seus membros recorrerem à inescrupulosa saída de simplesmente imprimir dinheiro e pagar suas dívidas com dinheiro do banco imobiliário com alguns fazem em outras regiõs do planeta. Bem, as oportunidades estarão disponíveis para quem investe no exterior, nos títulos soberanos destes países citados acima pois os spreads abriram muito e também nos ETF’s de índices de bolsa, nos preços das ações dos bancos, que estão caindo em média 3% hoje. Aqui no Brasil, a bolsa deverá abrir a semana em queda, dando oportunidades de compra nas ações dos bancos, da Petrobrás e nos ETF’s PIBB11 e BOVA11.
Boa semana, bons trades.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Cortina de fumaça nos radares… Oportunidades esta semana

  1. Marcos says:

    Ola Ricardo,
    Pegando o gancho nos bancos….
    Tenho Itau e Bradesco…mas com tendencia de focar tudo em Itau…(considerando que há nisso tudo um pouco de intuição), acho o Itau mais simpatico…..
    Em algum momento no MBA foi levantado…”se fosse pra entrar de sócio “de verdade”, onde seria…Itau ou Bradescao ?”….. – Itau ganhou!
    Voltando….. o que acha dessa história do Panamericano ? Com Caixa por lá, vê risco de quebra ?
    Boa semana! e bons trades amigos do café!
    MS

    • tradingcafe says:

      Oi Marcos, o Itau é bem mais organizado mercadologicamente do que o Bradesco, porém, acho que o Bradesco que vinha enfrentando um problema de sucessão de conselho, gaps de faixa etária, se perdeu um pouco nos últimos dois anos. Ainda assim, eu prefiro o Bradesco, tem um custo de administração menor e oferece os mesmos serviços com qualidade. O Itaú está muito “fancy”, tem custo maior e cobra caro todos os serviços, porém tem um certo ar mais “chic” que o Bradesco. Acho que o Bradesco terá um upside maior e uma rentabilidade melhor que o Itaú. Os bancos no Brasil tem uma proteção de mercado “soft”, não quebram. Eles terão uma solução adequada onde a Caixa provavelmente irá assumir todo o banco. É minha opinião, pode demorar um pouco, até os problemas reais desse evento serem decifrados, uma aposta de risco mas com boas possibilidades de dar lucros altos para quem cobrar durante a tempestade. Um banco fora do radar que eu gosto é o Paraná Banco PRBC4. vai para 18 reais este ano.
      abs
      Ricardo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s