Cortina de fumaça não convence? Chame o FMI para ajudar

O otimismo europeu com as bem sucedidas emissões de bônus de Portugal, Espanha e Irlanda, dentro do pacote de solucionamneto das dívidas destes países, recebeu um balde de água morna do FMI. Não que isso importe, de verdade, a opinião do FMI já não tem impacto, muito menos na Europa. Mas é bastante interessante notar que o órgão que foi criado justamente para “ESTABILIZAR” as economias sob stress faça um comentário tão encomendado como este: “O ceticismo persiste na Europa” fazendo referência às emissões e a onda de euforia. Os japoneses garantiram comprar sozinhos 20% das emissões de resgate, algo em torno de EUR 20bilhões. Acho que a Europa já resolveu seus problemas… que aliás são resultantes da crise americana. Bom, as bolsas lá estão caindo para tomada de lucros das consistentes altas desta semana. O Euro porém, já está quase a 1,34, lembrem que na semana passada estava 1,28… A situação nos Estados Unidos é grave e deve ainda se agravar antes de melhorar.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Cortina de fumaça não convence? Chame o FMI para ajudar

  1. J.R. Vensan says:

    Talvez o rebaixamento da Grécia ontem (estou escrevendo sábado) por uma das agências de rating americanas siga esse mesmo raciocínio americanocêntrico. Ou não?

    • tradingcafe says:

      Certamente, é outro instrumento utilizado. As agências de rating são todas americanas e, muito rápidas para “rebaixar” os outros países. O mesmo critério aplicado aos Estados Unidos teríamos um rating bem mais baixo e muito longe de AAA. Elas deveriam adotar uma posição neutra e aplicar a metodologia de risco equitativamente, e, jamais utilizar um bias. Além disso, elas deveriam antecipar possíveis riscos e nunca alertar depois que a bomba estoura… como em 2008 na crise da hipotecas onde os títulos e as empresas que quebraram e causaram perdas e transtornos em todo o globo receberam o rating AAA destas mesmas agencias. Não devíamos prestar mais atenção a elas… abs JR. Valeu!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s