Termômetro do medo: o ouro cai nos mercados internacionais

Após um longo período de aversão ao risco, os primeiros sinais de redução do medo de uma nova catástrofe financeira, o maior termômetro desse quesito deu sinais de melhora. A onça do ouro caiu de suas máximas históricas, superiores a USD 1.400, cedeu terreno esta semana para atingir o preço de USD 1.324,40 esta manhã na Europa. O ouro é o maior protetor, reserva de valor do mundo financeiro e, quando tudo vai mal ou temos a percepção que vai mal, o ouro é o ativo que protege valor. Anteriormente, a gangorra dos preços era entre o dólar e o ouro, um subia o outro caia. Nestes tempos de mudanças, com a renovada força da economia européia, o Euro tomou o lugar do dólar. O ouro cai, o Euro sobe, apenas uma mudança da primeira letra das palavras. O dólar cai. O suporte real que a União Européia recebeu dos nossos amigos asiáticos, Japão e China, que garantiram comprar as emissões de dívida européia no plano de resgate das economias mais frágeis da zona, aliado ao firme compromisso da União Européia de não abrir mão da moeda única, trouxe este conforto para os mercados. A resposta foi imediata, a venda do ouro para aquisição de ativos reais, como as ações dos bancos e empresas européias, bem como a compra de títulos de renda fixa de emissões soberanas. Com as emissões de bônus na Europa, o sistema financeiro foi irrigado, dando mais solidez de caixa e reservas para os bancos. O dólar? Bon, qu’est-ce qu’on va faire avec ça? A situação americana é muito preocupante e esta semana os euro-céticos, os anglo-saxões e os americanos, deram uma trégua no combate “verbal e midiático” em forçar o descrédito na moeda européia, atacando os países mais frágeis do grupo. Dólar continua a cair. O evento importante? O euro de facto, começa a tomar o lugar do dólar como moeda de reserva. Eis a prova.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Termômetro do medo: o ouro cai nos mercados internacionais

  1. Armenio Lucas says:

    …Uma descida de 5,6% na cotação do metal, é significativa. Alguns paises investiram nele para protegerm as suas reservas externas. A questão agora seria , já é altura das pessoas ou mesmos os paises começarem a se preocupar com isto e procurarem outros refugios para se protegerem? e os investidores privados?

    • tradingcafe says:

      Oi Armenio, ainda que as taxas de juros estejam baixas no G7, o custo de carregamento das commdities, neste caso o ouro, é caro. O ouro é usado para proteção de valor, pois tem valor intrínseco e apresenta gnahos quando todos pensam da mesma forma e a demanda traz ganhos de capital com os preços subindo. Quando a credibilidade retorna para os mercados os investidores (incluindo os governos) buscam ativos que geram retornos superiores a inflação. Onde investir, se a credibilidade está voltando? Nós brasileiros temos a sorte ( e o azar…) de termos os títulos livre de risco (de crédito) do Tesouro Nacional pagando taxas altíssimas, quase 13% ao ano. Através do tesouro direto (www.tesourodireto.gov.br) podemos ver as taxas e adquirir os títulos com segurança e tranquilidade. Sabendo que os investimentos são questões individuais e dependem da disponibilidade pessoal e do objetivo do investimento (de retornos, de prazos e de risco), temos várias alternativas. Para um investimento longo, superior a 5 anos, podemos por uma parte em ações, nos índices ou em ações individuais). Para investimentos inferiores a 5 anos, podemos por a maior parte em títulos do tesouro. Para um objetivo de termos rendimentos mensais, podemos utilizar os fundos imobiliários (www.bmfbovespa.com.br, tem uma lista dos fundos imobiliários) que podem render até 1,3% ao mês. Boa sorte. abs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s