Brasileiros gastam USD 16 bi no exterior com cartão de crédito

É muito estranho quando vemos uma notícia positiva ser apresentada como negativa. A exuberância econômica brasileira que trouxe o maior nível de poupança da população em séculos, maior nível de renda, menor nível de inadimplência, uma moeda valorizada que vem sendo percebida como uma possível moeda de reserva pelos estrangeiros, que aliás, fazem fila para investir no nosso país, o mesmo país que “deu de ombros” para a crise financeira internacional de 2008 e saiu tão rápido dela que pareceu nem ter entrado, ainda tem pessoas que insistem em pensar de forma retrógrada e terceiro-mundista. O Brasil está em rota de se tornar um país gigante no mundo internacional, algo que, como brasileiro que sou, não me surpreende. O que me surpreende sim, é ver uma notícia que não é notícia ser um tópico de discussão. O Banco Central, em seu relatório, citou que os brasileiros “gastaram” USD 10,89 bilhões com cartões de crédito no exterior. Eu nunca vi nada igual no mundo. Não me refiro aos valores, mas sim, disso ser notícia para espanto. Eu acho que devíamos gastar mais porque, primeiro, viajar faz bem para alma, para a cultura geral e é uma delícia, segundo, os preços lá são mais realistas que muitos preços daqui (até o cafezinho brasileiro lá é mais barato do que aqui), terceiro, todos os gastos de compras em moeda estrangeira que aparecem no cartão não significam que os brasileiros estavam “lá no exterior”, eles podem incluir compras pela internet em estabelecimentos no exterior em dólares ou outra moeda. Eu não me lembro de já ter visto algo como: “Franceses gastam x bilhões de dólares em viagens ao exterior…” (e olha que eles viajam muito, esses franceses…), ou ainda, “inglêses gastam x bilhões em cartões de crédito no exterior…” Basicamente, é chocante. Vamos crescer, vamos viajar e vamos gastar muito mais ainda em compras, em cursos e, claro, comprar uns perfumes por que não só de pão vive o homem, cheiro bom faz muito bem a saúde, eu recomendo. E, vamos lembrar que, com a sutileza francesa, certas coisas não se discutem, como quem gastou ou quanto gastou. Isso faz parte do passado quando tínhamos que observar as reservas nacionais e a famosa dívida externa brasileira ( que naquela época, muita gente falava que era impagável… Pagamos, e hoje temos dívida externa mais para formação de benchmark, como curva de juros soberana, do que por necessidade de caixa…). Boas viagens e boas compras a todos.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Brasileiros gastam USD 16 bi no exterior com cartão de crédito

  1. Luciana says:

    Ricardo, adorei esse post, muito bem observado!Como bem sabe sou seguidora do seu blog e tenho gostado muito dos “posts”… Parabéns!!

Leave a Reply

