Primeira mudança que eu faria na criação do NOVO BRASIL: Nunca falar mal do Brasil!

Eu faria um Brasil que todos tivéssemos de fato orgulho, que cuidássemos como nosso de verdade e que JAMAIS um brasileiro falasse mal dele, principalmente para estrangeiros… Hoje tive uma reunião com um diplomata estrangeiro que está no Brasil há 3 anos. Ele me disse que adora o nosso país e que não entende e fica triste quando acontece, em reuniões com brasileiros, sempre, invariavelmente estes brasileiros desandam a apontar os erros do Brasil, que é isso e aquilo, que tudo é difícil, complicado e enrolado no Brasil. Quando é que vamos parar com esta babaquice de falar mal de nós mesmos?
Minha mãe é sábia e é italiana, me ensinou desde cedo que não importa os teus erros e defeitos, você tem que primeiro gostar de você e trabalhar nos erros para corrigí-los e JAMAIS (de novo esta palavra em letras capitais…) aponte teus próprios erros ou os erros da tua família para alguém de fora. “Os de fora”, como ela diz, devem enxergar o teu brilho, elegância, educação e inteligência. Os estrangeiros, ou “os de fora”, não precisam do nosso auxílio para enxergarem nossas falhas, vamos deixar que eles descubram sozinhos, sem nosso auxílio porque eles tem a própria inteligência e poder de avaliação. Os problemas “da família” nós resolvemos entre nós, na família. Portanto, primeira coisa que eu mudaria na recriação do novo Brasil é esta: nunca mais ouvir um brasileiro falando mal do Brasil. O efeito psicológico e emocional desta atitude tem um poder gigantesco na coesão do povo que leva ao crescimento do país em todos os aspectos. Vamos amadurecer, o Brasil do futuro está aqui mesmo no nosso presente. Vamos ter orgulho do que somos e do que temos, que confesso, é muito bom para qualquer padrão de avaliação. O amor pelo Brasil, o patriotismo bem direcionado nos levará a condição de potência mundial, na ecomomia, na cultura, nos negócios, nos esportes e na qualidade de vida que almejamos. Porque vamos e venhamos, nós somos muito bons! Chega de patriotas que se vangloriam do futebol, do carnaval e das mulheres lindas do Brasil. Chega de falar mal de nós mesmos, não estamos a venda, podemos fazer melhor do que isso porque somos muito mais do que isso. Quando estivermos em contato com estrangeiros, cada brasileiro é um diplomata e se não nos damos valor eles também não darão. Vamos lidar com elegância e profissionalismo.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged . Bookmark the permalink.

2 Responses to Primeira mudança que eu faria na criação do NOVO BRASIL: Nunca falar mal do Brasil!

  1. J.R. Vensan says:

    Ricardo Coração de Leão.
    Tinha que ser um gentleman como você para ter a coragem falar isso publicamente, mesmo correndo o risco de parecer ingênuo.
    Não é ingênuo, nem um pouco. Sei que você não quis dizer que é melhor fecharmos os olhos para os nossos problemas, não é isso.
    Nosso paradigma de autodepreciação realmente é um dos grandes entraves – senão o maior – para a nossa autoaceitação enquanto povo, para enxergarmos quem realmente somos e seguirmos adiante sendo brasileiros de verdade e construindo a nossa nação neste mundo tão diverso.
    Somente assim, com nossa voz própria, seremos realmente protagonistas na história humana.
    É um movimento, uma forma de pensar, que vale a pena, vale o risco!
    Um abraço
    JR

    • tradingcafe says:

      JR, that’s precisely what I meant. De fato, brasileiros. Internamente, temos que encarar nossos problemas e tentar solucioná-los. A imagem do Brasil não pode mais ser abalada por nós mesmos sem que façamos algo para melhora. Nossa imagem externa deve falar por sí só, um gigante, rico, com um povo vibrante, forte e que sabe quem é: Brasileiros.
      abs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s