Mercados em alta na Europa, ouro e dólar em queda

Uma sexta-feira animada nos mercados interncionais. Bons números de indicadores econômicos nos Estados Unidos e a tensão no Oriente Médio, ainda em alta, mas não interrompeu o fluxo de exportações da Líbia. A Líbia, que aliás exporta 70% de sua produção para a Europa. Nada tem atrapalhado os europeus, nem eles mesmos. Por mais que os anglo-saxões conspirem, oficial ou extra-oficialmente para virar o ventilador para os Europeus para afastar os olhos escrutinizadores dos investidores para os reais problemas deles, o Euro se fortalece a cada dia mais. Os fundamentos macro-econômicos europeus estão mais sólidos que o dos Americanos e ainda, as taxas de juros européias deverão subir no curto prazo, inclinando ainda mais os fluxos para o Euro em detrimento da divisa americana. Dólar vai continuar a cair. Por aqui da mesma forma que do outro lado do Atlântico, vamos ter um dia bom, com dólar em queda e bolsa recuperando mas ainda sem sair demais do marasmo dos último pregões.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Mercados em alta na Europa, ouro e dólar em queda

  1. Marcos says:

    Olá Ricardo,
    Com relação ao contexto atual, você vem sugerindo a manutenção das posições em renda variável, buscando hedge para buscar minimizar & proteger perdas.
    Pararelo a isso, buscar renda fixa, por exemplo com tesouro atrelado a inflação, etc…
    However……essa não seria a hora de por aquela máxima em prática – comprar na baixa ?
    abr,
    MS

    • tradingcafe says:

      Oi Marcos, sim, sem dúvida esta máxima é sempre válida, porém, não temos visibilidade para identificar que esta é a “baixa” do período. A bolsa está relutante em subir, tem apresentado resultados de fechamentode baixa volatilidade (tem dias que fecha com alta de 0,06% ou baixa de 0,10%…). isto denota claramente uma ausência de clareza e definição,com peso para queda e manutenção de posições (pois não há venda forte para empurrar para baixo). Desta forma, fica claro que todos estão operando derivativos. Para você se proteger da queda e não perder se houver uma alta, podemos fazer uma trava de baixa com uma venda de calls cobertos (call do vencimento mais próximo) e um spread de calendário e de preço de exercício, comprando uma opção de um mês mais longo disponível ou do mês subsequente, mais barata com um preço de exercício maior. Sendo assim, se a bolsa ficar nesse marasmo você recebe um prêmio, se a bolsa subir depois, você tem ainda a posição de caixa mais o benefício da alta da tua opção call comprada. A máxima comprar na baixa é sempre verdadeira porém ela se refere mais precisamente quando a caos no mercado, um evento catalizador que faz todos os investidores sairem correndo na mesma hora. O identificador dest movimento é 1) a notícia e 2) a alta volatilidade, com quedas fortes no índice e na ação. No momento não temos nenhum nem outro. abs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s