E a SELIC subiu só 50 pontos-base… e agora, parou ou vai continuar?

O COPOM anunciou sua decisão, no final da tarde de ontem, de aumentar a SELIC em 50 pontos-base (0,50%) para 11,75% ao ano. Uma medida que, ao meu ver, demonstra alguns pontos que passaram pela cabeça dos integrantes para concluir por este aumento:
1) “A inflação está aí, precisamos subir a taxa de juros”;
2) “Se subirmos 0,75% vamos atingir o valor de 12% para a SELIC, seria perfeito mas pega mal, por psicologicamente sai do patamar de 11…”
3) “0,50% não é suficiente, e pode dar a impressão que outros aumentos virão, já na próxima reunião… isso é ruim, o mercado vai perceber nossa indecisão;”

4) O Nível de incertezas no mercado internacional é muito grande, estamos importando inflação de fora, temos que aumentar mais e dar um pouco de tranquilidade ao mercado, sinalizando que o ciclo de aumentos nos juros acabaram…”
5) Você tem razão, mas se aumentarmos muito agora estaremos aumentando o desquilíbrio dos juros do real contra o dólar, forçando ainda mais o câmbio para baixo e exportando nossos empregos para a China…
6) vamos aumnetar 0,50% agora e esperar que tudo dê certo…”
Foi assim que aconteceu ontem. E agora? Bolsas vão subir um pourquinho e voltarão a cair. Usar esta alta para fazer um hedge parcial de posições, manter posições de Petro, investir em renda fixa em títulos indexados a inflação, colocar parte pequene de até 30% em títulos de prazo médio do tesouro, pré-fixado. O Euro disparou e ultrapassou o patamar de 1,39 contra o dólar. O ouro recuou para baixo de de USD 1,420… e o petróleo recuou também um pouco hoje. Porém… atenção…

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s