Bolha imobiliária VI, número de placas de “vende-se” vem aumentando em São Paulo

Tenho notado que o número de placas de anúncio de venda vem aumentando em São Paulo. Os preços deram uma aparente estabilizada e o nível de descontos é já parte estebelcida da negociação, com níveis entre 20 e 30% do preço demandado pelo vendedor. A poupança tem apresentado retornos muito inferiores de retorno em relação ao resto do mercado e desta forma, desincentivando os investidores. Assim, a oferta de recursos vem sendo reduzida, aliada a uma maior morosidade no processo de aprovação e liberação do crédito. Os preços estão vagarosamente descendo mas sem nenhum sinal de “estouro” de bolha clássico, que espero que de fato não ocorra para a proteção da grande maioria da população que adquiriu imóveis para própria residência.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged . Bookmark the permalink.

4 Responses to Bolha imobiliária VI, número de placas de “vende-se” vem aumentando em São Paulo

  1. Os fatores que você identificou expliquem a maior parte de aumento no número das placas na rua, mas tem mais um. Pessoas demoram de perceber que o mercado está mudando e por isso continuam o comportamento do ano passado, ou seja, tentando de vender para a) trocar para uma residência maior e melhor e b) realizar o lucro que eles acham fica intrínseco nas residências. Tem muito “push me pull you” no mercado agora com vendedores agindo por várias razões, frequentemente em conflito uma com a outra.

  2. Olá professor, parabéns pela análise. Na sua avaliação, fenômeno pode ser nacional?

    • tradingcafe says:

      Oi Cristiano, sim, acredito que é nacional. Algumas ressalvas para aqueles liugares onde existe dificuldade geográfica de expansão, como no Rio em alguns pontos, mas de resto vai ser similar para todo o Brasil.

  3. Pingback: Bolha Imobiliário – Real Estate Bubble | brazilthoughts

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s