Valores invertidos: todo cidadão brasileiro almeja ser funcionário público! Por que será?

Nossa sociedade tem valores completamente invertidos. Em todo o mundo, os piores alunos das escolas “se tornam” funcionários públicos, porque é quase a única alternativa de trabalho que lhes restam. No Brasil, inversamente, nossos melhores alunos, e também os piores almejam ardentemente passar num concurso público porque é o país onde mais se ganha dinheiro em salários, benefícios, status e aposentadoria enorme. Alguma dúvida? Nos outros países do mundo, as funções públicas pagam baixos salários e atraem somente pessoas com vocação para isto ou aqueles com falta de alternativa. No Brasil, os salários são altos e alguns cragos ainfda conseguem votar o próprio aumento de salários em porcentagens muito superiores a inflação, sem fundamento a não ser o da ganância. Nossa sociedade é fundamentada em exploração e no dinheiro, não importa o que você é, mas sim, quanto dinheiro você tem e que carro você dirige. O dinheiro nos confere títulos de doutorado mas deixamos ao largo, os valores fundamentais de humanismo e de prosperidade conjunta. O individualismo é ensinado nas escolas, na TV, nas histórias em quadrinhos… Temos que reavaliar nossos conceitos e reconstruir nossa sociedade sobre os fundamentos sustentáveis do bem comum, de valores de cooperação e saber “sabido” que juntos somos uma nação e, enquanto houver discrepâncias e diferenças enormes entre a maioria mais pobre e a minimíssima minoria muito rica, não conseguiremos viver esta grande nação em sua plenitude. Um funcionário público deve servir a população e não a si mesmo.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , . Bookmark the permalink.

7 Responses to Valores invertidos: todo cidadão brasileiro almeja ser funcionário público! Por que será?

  1. Mauricio Di Bonifacio says:

    No Brasil, o sonho do capitalista é vender pro governo e o do socialista é arrumar emprego no governo.
    Triste realidade…

    • tradingcafe says:

      Oi Maurício, é exatamente isso. Ainda, um pouco pior, porque a maioria é induzida a nem sequer ter um pesnamento coerente sobre ser capitalista, socialista ou qualquer outra modalidade de governo e de economia. Infelizmente, somos induzidos a não pensar sequer… muito triste. Vivemos na dependência de um governo-pai que nos sustenta… Até na cultura, onde só produzimos coisas para obter verba da lei rouanet…

      • J.R. Vensan says:

        Que o diga a Maria Bethânia…
        Obteve R$ 1,3 milhão pela Rouanet para fazer um blog!
        Ah, os vídeos serão dirigidos pelo publicitário Andrucha Waddington, claro, que é da panela dela. (Uai, blog não é aquela coisa imediata, intimista, de você com a câmera? Pra que precisa de tanta produção assim??)
        Ok, mesmo se precisasse de tanta produção para fazer um blog ao invés de simplesmente ligar a câmera e falar, será que vale o nosso dinheiro público a Bethânia receber 600 mil reais para fazer pesquisa (ou seja, arranjar uma poesia por dia para ler)??
        Vamos mesmo precisar de sorte!!
        JR

      • tradingcafe says:

        Aiaiaiaiai, dói até, ouvir esse tipo de coisas que fazemos aqui no Brasil. Obrigado JR. Podia ser diferente, a arte do povo para o povo.

  2. J.R. Vensan says:

    Greve de juiz rico para ganhar salário de 30 mil? Tem coisa aí…
    Arrisco um palpite: como “nunca na história desse país” o legislativo esteve tão desmoralizado como agora, estão aproveitando e chutando o cachorro já morto, e legislando em causa própria. (Afinal, o Judiciário não legisla, quem faz isso é o Legislativo).
    Para mim, não existem mais palavras para definir esse estado de coisas tão perverso. A “vergonha” do Casoy já é palavra ultrapassada, que perdeu a potência que tinha.
    Mas, convenhamos, isso tudo é uma profecia auto-realizável (oh, não, é autorrealizável…) porque, como você bem disse por tabela, funcionário público quer mesmo é “se arrumar”. Está aí, eles “se arrumando” à vista de todos!
    Um abraço, e boa sorte que vamos precisar!
    JR

  3. Jessica Quintana says:

    Gostei muito da materia, demostra bem a realidade de nosso pais.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s