Mundo estranho V… Ataque cibernético derruba o sistema bancário da Coréia do Sul

No dia 12 de abril um ataquecibernético ao sistema bancário coreano ocorreu, deixando o país em completo blackout financeiro. Nada funciona e o sistema ainda não foi completamente restabelecido. Os saldos foram zerados, credores e devedores… 13.000 senhas foram roubadas, cartões de débitos e de crédito não funcionaram, nenhum saque de dinheiro… Dá para imaginar se este foi apenas um teste para outras paradas? A dependência da eletricidade e dos meios eletrônicos é tão onipresente que estamos completamente à mercê do sistema. Vivemos dentro da Matrix. Sem eletricidade não entramos nem em casa, sem os sistemas eletrônicos estamos paralizados, nem os carros, aviões, telefones, bancos, nada funciona. Nem idade média nem dependência integral dos tempos modernos. Um meio termo seria ideal… Mas como reverter este processo?

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , . Bookmark the permalink.

5 Responses to Mundo estranho V… Ataque cibernético derruba o sistema bancário da Coréia do Sul

  1. J.R. Vensan says:

    Ricardo, parece que não foi catastrófico, não envolveu o país inteiro mas apenas um banco, e que houve uma ação a partir de um computador que tinha acesso desbloqueado ao sistema do banco (e não de fora, da rede). Ainda bem! Nesta matéria tem mais detalhes:
    http://www.physorg.com/news/2011-04-korea-bank-probed-cyber-attack-shutdown.html
    JR

  2. Tulio says:

    Ricardo, acabo de ver as notícias sobre a ponderação da Standard & Poor’s sobre os títulos da dívida americana. Poderias comentar um pouco sobre como isso pode afetar o Brasil, taxa de juros, bolsa e inflação?

    Parece até que eles tinham uma escuta na sala da Sustentare, ein.

  3. Lorena says:

    Oi Ricardo
    Uma dúvida que me surgiu ontem: as reservas de um país são apenas títulos de dívidas que o país possui de governos estrangeiros?
    abs

    • tradingcafe says:

      Oi Lorena, não, as reservas internacionais são todos os títulos e ativos de liquidez imediata que um país tem, denominados em moeda estrangeira, moeda estrangeira em conta corrente, ouro, cotas de Special Drawing Rights – SDR (direitos de saque no Banco Mundial). abs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s