Novos boatos sobre a dívida da Grécia… americanos de volta a carga: boatos de reestruturação da dívida Grega

Se as agências de rating mudaram a mira para dar uma folga para a própria imagem, porque vamos e venhamos, eles estavam deixando evidente os interesses por trás dos constantes ataques aos países Europeus mediterrâneos e à Irlanda, outras fontes interessadas tomaram o bastão e voltaram ao ataque. Desta vez, um rumor está circulando no mercado internacional, partindo, pelo que foi percebido, de um banco americano, que a Grécia está prestes a anunciar uma reestruturação da sua dívida soberana. Uma reestruturação siginifica jogar a toalha, dizendo “não vou conseguir pagar…” e é feita através de um re-empacotamento do total da dívida do país, mudança e alongamento de prazos e a parte mais dolorida para os investidores: o país pede um “desconto” ou um “perdão” parcial da dívida. O intuito destas reestruturações é o de dar fôlego ao país, para que eles possam recompor suas contas, criar a riqueza futura e repagar a dívida ao longo do tempo. Para o investidor é péssimo (a não ser para quem entra já no pior dos momentos, como agora), porque ele perderá parte do seu capital investido e a troca dos seus títulos atuais de curto prazo, para prazos mais longos. Em termos econômicos, o investidor terá seu Duration aumentado, o que é ruim, porque as taxas de juros das reestruturações não refletem o aumento do duration (do prazo real de vida da operação). Bom, aonde está il saccanagio? No boato. Só o boato fez com os preços dos títulos caíssem, aumentando os juros dos títulos. Para o país é nocivo, porque sua imagem de crédito é destruída e toda captação daqui para a frente fica mais cara, para o governo e para todas as empresas gregas. De mal gosto e deveria ser punido fortemente o banco que soltou este boato. O Brasil e os países emergentes sofreram décadas com esta manipulação e este estigma de mal pagador e fomos forçados a assinar o acordo do Plano Brady, no início dos anos 90 (15 de abril de 1994), com o Pedro Malan e o Fernando Henrique Cardoso. Isso nos tirou dos trilhos por mais de 20 anos e só agora começamos a respirar como devíamos. É como se o nome do país entrasse na lista do Serasa, fica impossibilitado de captar recursos e paga tudo mais caro (e a vista) depois disso. Estes boatos acabam por forçar a realidade a acontecer e os bancos de investimento ganham fortunas nestas operações… Funciona assim, alguém espalha o boato que uma pessoa ou uma empresa vai “quebrar”, o boato corre o mercado. Você empresta dinheiro para esta pessoa ou empresa sabendo que tem gente falando que ela vai quebrar? Não. Ou no mínimo você cobra muito mais juros para correr este risco aumentado. Depois, o iniciador do boato compra as ações da empresa ou os bens da pessoa, porque ela ficará com a situação bem ruim. Uma vez que o boato circula… Construir reputação demora décadas, perdê-la? Demora segundos.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Novos boatos sobre a dívida da Grécia… americanos de volta a carga: boatos de reestruturação da dívida Grega

  1. Samyra says:

    Mas que sacanagem!
    Comecei a ler seu wordpress há alguns dias. Entendo lhufas de mercado financeiro e economia, mas seu texto parece propor-se (daqui do alto de minha profunda ignorância do assunto) à clareza.
    Apesar da minha ignorância já citada, é sempre uma surpresa perceber que todo intento humano não esteja isento dos predicados mais humanos possíveis (fofocas, picuinhas e egos superalimentados), não importando o quão complexa seja essa aparente “complexidade”.

    • tradingcafe says:

      Oi Samyra, muito benvinda ao tradingcafe. Você sabe muito mais do que imagina. Tudo que existe, o mercado financeiro incluido, é composto por pessoas como você e eu. Basicamente, todos os defeitos humanos e tambem as qualidades… são iguais aonde quer que seja que o ser humano se envolva. Desta forma, sim, tudo, vem com o pacote humano que vc citou. A diferença é que no mercado financerio falamos um jargão justamente para dificultar o entendimento das pessoas, desta forma, parecemos mais inteligentes… ao mesmo tempo que ninguém entende nada o que estamos falando… Fica mais fácil ganhar dinheiro qdo ninguém entende o que vc está falando que parece muito dificil e chic… esse é o truque deliberado. abs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s