O banco central americano mantém taxas de juros em 0,25%… grande erro.

O Federal Open Market Committee encerrou sua reunião para deliberação sobre as taxas de juros referenciais para a economia americana e manteve as taxas inalteradas, pior ainda, deixou claro que irá manter as taxas nestes níveis baixíssimos por muito tempo. Em resumo, a situação econômico-financeira do país é mais grave do que imaginamos. O Dólar vai sair pelo ralo dos mercados financeiros e vai atingir níveis de baixas históricas. A inflação no país está alta e as taxas de juros reais são negativas. As importações são em níveis alarmantes, o nível de poupança interna é muito baixo. A dívida pública é gigante e a economia está em recessão, não gerando crescimento da receita de arrecadação; o consumo interno está assustadoramente baixo, sendo que as vendas que são feitas são para estrangeiros (principalmente nós brasileiros) em Nova York, Miami, Orlando e Los Angeles. O resto do país está parado e em recessão. As taxas de juros baixas e mantidas baixas ainda desta vez, indica claramente que tem a finalidade de manter os custos governamentais de manutenção da dívida (pagamento dos juros sobre os bônus e do tesouro) e não para fomentar o crescimento. Preocupante e sem dúvida, acusou o golpe no estômago…

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , . Bookmark the permalink.

4 Responses to O banco central americano mantém taxas de juros em 0,25%… grande erro.

  1. Tulio says:

    Com esse cenário nos Estados Unidos, podemos esperar ainda mais dólares no Brasil, um Real cada vez mais “forte” e uma tendência de desequilíbrio na nossa balança comercial, não é mesmo?

    • tradingcafe says:

      Oi Tulio, sim, em linhas gerais é o que normalmente ocorre. Porém, o que exportamos, especialmente as commodities, são cotados em dólares. Como o dólar perde valor, mais dólares deverão ser pagos para se comprar a mesma quantidade de commodities. Assim sendo, o que vendemos lá fora terá um preço maior e isso poderá reparar um possível desequilíbrio na balança comercial. Quando o petróleo sobe, parte desta alta é reposição de valor referente à queda do dólar e parte da alta é referente a especificidades de oferta e demanda do petróleo. Abs.

  2. Tulio says:

    Ricardo, no caso de produtos brasileiros vendido no exterior, ainda que o Real esteja valorizado e isso gere maior retorno por unidade, o próprio fato do valor elevado do produto não pode significar perda de competitividade e, à longo prazo, gerar menor retorno financeiro? Em caso afirmativo, entendo que isto prejudicaria a nossa balança comercial (pelo menos à longo prazo).

    Quanto ao futuro dos juros americanos, segue trecho retirado do blog Economix, do NY Times:

    (referindo-se à taxa de juros)
    Mr. Bernanke: “I don’t know exactly how long it will be before a tightening process begins… ‘Extended period’ suggests that there would be a couple of meetings probably before action. But unfortunately the reason we use this vaguer terminology is that we don’t know with certainty how quickly response will be required and, therefore, we will do our best to communicate changes, in our view, as — but that will depend entirely on how the economy evolves.”

    • tradingcafe says:

      Oi Tulio, sim, isto seria verdade se o produto brasileiroexclusivamente estivesse super avaliado lá fora, porém, mas os produtos brasileiros que fazemos referência são as commodities, que tem preço igual para todos os produtores. Desta forma, não há perda de competitividade. Com relação aos juros americanos e a economia… aiaiaiai… Eu sinto que o banco central deles não está sendo conduzido pela pessoa certa. Alan Greenspan, o anterior presidente do Fed, tinha muito mais habilidade e conhecimento, na minha visão. Eles estão integralmente equivocados e não cairam na realidade ainda.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s