Nuvens densas estão se formando… FMI no ataque a América Latina

Um certo diretor regional da instituição (Fundo Monetário Internacional) proferiu uma palestra hoje no Rio de Janeiro e deu dicas diretas sobre o que estápor vir: o ataque direto à região e ao Brasil em especial, alegando que se as coisas estão boas hoje, podem não durar para sempre. A euforia da situação econômica sólida de hoje podem acabar em lágrimas, se os juros americanos subirem repentinamente ou se o preço das commodities caírem abruptamente… foram suas palavras… O FMI está equivocado em sua função, que é especificamente de auxiliar a boa gestão das economias dos países membros e ser um emprestador de capital de último recurso. Vale lembrar que els não são um banco de investimento, e este diretor não é o economista-chefe de banco que recomenda investimentos ou alerta sobre desinvestimentos. Ele tem a função de falar diretamente com a equipe econômica dos países para auxiliar e proteger as economias. Ele não tem a função de alertar o mercado sobre o que quer que seja. Ainda, só para o recorde dos dados históricos: o Brasil é hoje um grande doador de recursos para esta instituição e não mais um devedor. Portanto, o que apuramos disso tudo é que tem nuvens densas se formando e após a tempestade na Europa (nos países do mediterrâneo e minando o Euro) elas estão migrando para a América Latina. Isto corrobora ainda mais para minha tese de que este ano é um ano de preservação de capital. Todas as operações de risco representam um retorno muito pequeno comparado com a possibilidade de perdermos muito. Voar baixo e fora dos radares…

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , . Bookmark the permalink.

8 Responses to Nuvens densas estão se formando… FMI no ataque a América Latina

  1. Rodrigo says:

    Muito bom o site, parabéns! É difícil achar no Brasil análises mais realistas e menos ufanistas. A situação econômica do Brasil está bem frágil, estamos dançando na beira do abismo.

  2. Lorena Kreuger says:

    Ricardo, o FMI tentando prejudicar a América Latina estaria beneficiando quem? De quem seria o interesse por trás disso?
    abs!

    • tradingcafe says:

      Oi Lorena, quem está realmente frágil, numa situação recessionária, quase perdendo o status de ser AAA, com sua moeda perdendo o status de moeda de reserva, com suas contas macro-econômicas destruídas, com uma dívida astronômica? O FMI sempre trabalhou para seu histórico fundador e histórico maior fornecedor de recursos, os Estados Unidos. técnica antiga: se você está com um problema gigante e não consegue resolver facilmente, aponte para os erros dos outros, tire a atenção de você e acuse os problemas de todo mundo, mesmo se eles não existirem… Primeiro, foi a Grécia, depois Portugal, depois a Espanha, depois se esqueceram da Itália e pularam para a Irlanda. FMI apontando erros e “oferecendo ajuda” e as agências de classificação de risco demolindo os muros, rebaixando os ratings destes países. Neste momento, fugiram do Euro… Mas ninguém comprou o dólar… Compraram Real, Iene, Yuan e a Rúpia Indiana. Como o primeiro movimento não ajudou o dólar, viraram para quem ganhou: nós! Agora estão atacando a Europa, A China e a América Latina. Em breve vão começar a atacar a Índia… lembra do joguinho do war, da grow… Em suma, o dólar baixo não recupera a economia deles porque eles são importadores líquidos. Portanto, eles precisam recuperar o valor do dólar, sem aumentar os juros (para ser compatível com o risco), não querem reduzir os gastos, não tem como aumentar as receitas de impostos e não tem como substituir importados por produtos nacionais. Tecnicamente, o dólar não tem como subir por razões econômicas… logo eles tentam de outra forma. De forma clara e ululante. Abs

  3. J.R. Vensan says:

    Ricardo, só não entendi os comentários de outros economistas dizendo que há uma boa probabilidade de haver uma “correção” nos preços das commodities para baixo.
    Isso tem a ver com uma possível desaceleração da demanda da China?
    Isso quer dizer que o quilo do músculo (que filé, que nada…) vai voltar a um nível menos vexaminoso?
    Abraço
    JR

    • tradingcafe says:

      Oi JR, não, na verdade, os economistas em geral são analistas da história. Estes que falam dessa forma que a uma probabilidade de haver uma correção eles estão na verdade dizendo “não faço idéia do que vai acontecer mas tenho que dizer alguma coisa…” que depois que as commodities caíram , dizem que elas caíram. A China não está comendo mais do que comia antes e tampouco vai desacelerar ou desvalorizar sua moeda. A China basicamente vai fazer o que bem entende, pela sua própria agenda e vai ulteriormente acabar por “quebrar” o mundo, gerando um desemprego generalizado no planeta fora da China. O mundo vai passar a oferecer serviços enquanto a China oferece produtos. Não vai durar isso porque não é sustentável. Todos os países irão começar a criar barreiras de importação contra os produtos chineses para se protegerem e protegerem suas empresas. Depois, vai ter desemprego na China… Aí a coisa vai pegar… Aquele monte de chineses insatisfeitos e sem trabalho? abs fratello.

  4. rony melo says:

    Eu me sentia mais “seguro” quando não lia sobre economia e suas recorrentes bolhas….. Hoje, a cada artigo e dia que passa, sinto-me mais próximo de 2012.

    a propósito, gostei do blog.

    • tradingcafe says:

      oi Rony, benvindo ao blog. Sinto muito sobre este sentimento mas não podemos deixar as coisas passar ao largo sem que tentemos entendê-las e podermos adotar uma postura adequada em relação a elas. Os seres humanos, nós todos, vivemos buscando uma maneira de ficar rico rápido e de forma fácil. Acreditamos em quase tudo e tem gente especializada que usa esta fragilidade humana para ganhar dinheiro. eles criam as histórias e escolhem um segmento, o resto nós fazemos, seguimos as dicas de “invista em imóveis, agora invista na bolsa, invista em derivativos, invista em internet… De repente a bolha se formou e eles que inventaram saem na frente com imnesos lucros e nós pagamos o mico e a conta… No fundo, é um grande esquema da pirâmide… mas nós vamos sempre dar a volta por cima e aprendermos que não existem fórmulas milagrosas para ficar rico. ter disciplina e entender o tempo, gastar menos do que se ganha, tentar ganhar mais, se educar para melhora de vida e não cair em armadilhas. Ao longo do tempo podemos contsruir a riqueza. Abs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s