Eles devem estar lendo o meu blog… Taxa de juros do dólar pode subir…

É isso aí, eles devem estar lendo o meu blog. As taxas de juros mantidas baixas por longos períodos tem um efeito contrário ao desejado, afetando os fluxos de capital e o efeito psicológico disso é nocivo para a economia. A ata da última reunião do FOMC deu sinais claros que havia um impasse entre os participantes, alguns acreditam que deveriam aumentar as taxas básicas mais cedo do que outros. Então, fiquem atentos, ainda que seja um movimento sutil, porque vamos e venhamos, eles não podem elevar a taxa de juros de 0,25% ao ano, para 5% ao ano numa única tacada. É provável que façam um gesto, ou seja, aumentem de 0,25% para 0,50% (aumento de 100% porém…). Qual o efeito disso? O que vimos hoje na bolsa de São Paulo, saída de capitais daqui e de outras praças para ir para lá. Isto não refresca em nada os problemas macro-econômicos dos americanos, até pioram, porque o Treasury terá que pagar mais juros para os investidores porque a curva de juros inteira será ajustada para cima… Todavia, os americanos se sentirão melhor e isto pode ser uma mola propulsora para a recuperação econômica. O Dólar não refeltiu por já estar fechado, o provável é que amanhã abra em alta por aqui.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Eles devem estar lendo o meu blog… Taxa de juros do dólar pode subir…

  1. J.R. Vensan says:

    Interessante que vi anteontem na CNN uma alta assessora do presidente dizer que eles confiam na capacidade de recuperação da economia americana, que vai dar tudo certo e o povo americano vai encontrar uma saída para isso.
    Ela esbanjava confiança, como se a situação fosse se resolver naturalmente, sem muito esforço.
    Lembrei da letra do Bloodhound Gang (aquela banda heavy metal famosa, sucesso entre os soldados americanos no Afeganistão porque justamente trata da indiferença patológica na sociedade americana): “The roof, the roof, the roof is on fire! We don’t need no water let the m.f. burn. Burn m.f., burn!”
    Abraço
    JR

  2. Tulio says:

    Dificilmente um governo explica honestamente momentos de crise a sua população. É muito mais fácil tratar os cidadãos como ignorantes, incapazes de entender o cenário e usar a prevenção ao pânico como respaldo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s