Oficiais europeus demoram para decidir, mercados voltam a cair

Os oficiais dos governos europeus não tomaram nenhuma decisão efetiva sobre a Grécia ontem, mas ainda se estarão reunidos hoje. O impasse é que ninguém quer arcar com o resgate do país sozinho, e os governos desejam “forçar” os bancos privados a se juntarem no pacote. A Grécia por sua vez, está fazendo mínimos esforços para se ajudar, com os oficiais do governo grego muito relutantes em implementar os cortes no orçamento necessários para arrumar a casa. Pior ainda, é que a crise se instalou num país que já tem a economia frágil no quesito geração de caixa. Isto vem a confirmar o temor inicial se fazer uma Europa unificada incluindo países menores que não atingiram os pré-requistos básicos macro-econômicos, pesando no todo. Além disso, ter uma moeda única é ótimo, porém, as bases do acordo incluem serem muito rígidos no quesito emissão de moeda, o que é ótimo. Porém, no caso da Grécia, tudo ficaria fácil se eles tivessem ainda o Drachma, que seria desvalorizado, o governo poderia aumentar a base monetária e saldar suas dívidas com maior tranquilidade. Dentro do Euro, eles não podem desvalorizar sua moeda e muito menos imprimir moeda. O resultado disso tudo será a Grécia encarar o problema de frente, declarar incapacidade de pagar e renegociar suas dívidas. Se a Grécia optar por sair do Euro, irá jogar o país 30 anos no passado, tornando a vida ainda mais difícil para seus cidadãos. E Aprender com os erros recorrentes, não se pode gastar o dinheiro sem responsabilidade e sim investir em atividades que geram riqueza. Este evento irá reduzir as chances de outros países periféricos de ingressarem na zona do Euro, como planejado anteriormente. Os mercados estão agitados hoje e devemos ter um dia de alta do dólar e de bolsa em queda por aqui.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Oficiais europeus demoram para decidir, mercados voltam a cair

  1. Tulio says:

    Parece que o governo e a população grega ainda não entenderam a gravidade do problema. Querem uma solução, mas não abrem mão dos salários e da aposentadoria antes dos 60 anos de idade. É como se adiassem cortar a própria carne, esperando uma intervenção divina.

    Quanto ao retorno à moeda antiga, ainda que facilitasse a emissão de moeda, as dívidas do país não continuariam em euros e dólares, elevando substancialmente o nível de endividamento grego?

    Acho que nesse tipo de cenário nunca há uma solução rápida e indolor.

    • tradingcafe says:

      Oi Tulio, é verdade, adiar decisões importantes acaba por ter que cortar mais fundo no futuro… Sim, a dívida seria convertida em Drachmas a uma taxa já com deságio, com uma taxa de juros superior. Porém a diferença restaria na posição de utilizar as políticas monetárias (taxas de juros e de câmbio) de forma independente para ajustar a situação. Hoje, eles não tem como mexer nestas pol[iticas pois é de forma global dentro do Euro. abs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s