Bolsas caem, dólar sobe, mas, se houver default americano… O dólar perde seu status de moeda de reserva.

A situação é grave, muito mais grave do que estão imaginando. A mudança de moeda de reserva e perda deste status trarão consequências gravíssimas e os mercados vão reagir intensamente a este evento. O CDS dos Estados Unidos para um seguro contra a própria dívida já está seno cotado a 62 pontos acima da prória curva do tesouro americano… inconcebível até. O mercado já começa a precificar mais intensamente esta possibilidade.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Bolsas caem, dólar sobe, mas, se houver default americano… O dólar perde seu status de moeda de reserva.

  1. Tulio says:

    Ricardo,

    imaginando-se um cenário caótico, quais seriam as consequências imediatas? Como já mencionastes em outras ocasiões, pode-se considerar uma retirada abrupta de capitais estrangeiros no Brasil para cobertura de investimentos lá fora, elevando a cotação do dólar por aqui. Além disso, imagino que um “default” americano traria consigo expectativas de redução do consumo naquele país, enfraquecendo a demanda em relação à oferta de diversas commodities e produtos industrializados…

    Tulio

    • tradingcafe says:

      Oi Tulio, primeiro movimento cobertura de contas, dólar sobe, segundo movimento vendas de treasuries, ativos perdem valor de forma sistêmica lá, ouro dispara, teremos que arrumar outra moeda para cotar as commodities, outra moeda de reserva imediata, juros nos eua subirão para representar o risco verdadeiro e o dólar despenca. Depois…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s