Inadimplência e inflação em alta… Juros sobem…

Para aqueles que ficaram empolgados com a ausência da frase clássica do COPOM, depois do último aumento na SELIC, leiam novamente o mercado e a ata do copom que foi liberada. A inflação não deverá ficar dentro dos parâmetros da meta inflacionária, nem neste ano, nem no próximo… De conta gotas e sem personalidade, o BACEN e o COPOM deverão ouvir a economia e não o mercado. Um tenta ser agradável com o outro e ambos vivem a mesma ilusão, a de que um acredita que o outro sabe o que está fazendo… Pois bem, inflação em alta e a inadimplência em alta, resultado, juros em alta pela política monetária e juros em alta pelo spread de risco aumentado. Estes constantes 0,25% de aumento não irão resultar em nada de bom, nem tampouco os aumentos do IOF aqui e lá e por toda parte, que só engordam as contas do governo, mas não resolvem nada. Dá a impressão que eles estão perdidos e jogam com 11 caras dentro do gol para não perder. É necessário mais fundamento, maior personalidade para proteger nossa economia como um todo. Se a inadimplência geral aumentou, como andam os pagamentos dos financiamentos imobilkiários? Alguém tem visto ou ouvido notícias da Caixa Econômica Federal? Andam muito quietos… E o “minha casa, minha vida”, alguma notícia?

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Inadimplência e inflação em alta… Juros sobem…

  1. Marcelo says:

    Oi Ricardo, tdo bem? Eu recentemente havia feito uma LCI na CEF, deixei por pouco tempo e resolvi encerrar, talvez tenha feito bem? Eu já havia imaginado e pressentido este grau de inadimplência imobiliária devido à inadimplência generalizada, e como a maioria que compra imóveis financia e financia pela CEF…
    Eu tb tentei abrir uma ctacorrente na Caixa, eles pedem comprovação de renda e, sem ela, eles exigem uma quantia mínima de 2000 reais na conta durante 6 meses, achei absurdo, sei lá se é padrão isto, nem abri, parece que estão querendo captar a todo custo!
    um abraço e obrigado

    • tradingcafe says:

      Oi Marcelo, é verdade, eles estão querendo captar a todo custo e isso fere o direito do cliente, porém, os requisitos para abertura de contas é de definição da própria instituição. O que fere o direito do cidadão é o conceito de elitismo, ter R$ 2.000 para deixar parado por seis meses, dado que a poupança e a CEF são baseadas em princìpios sociais e de socialização de criação de poupança. A poupança foi criada em 1861 pelo Imperador D. Pedro II para este fim social, sem limites mínimos de início de conta ou de manutenção de saldos de conta. Você fez muito bem em sair do LCI, é um título lastreado em hipotecas. A CEF está mesmo precisando captar, vamos ficar atentos. Fique líquido, em títulos do tesouro nacional ou no máximo em fundos DI de uma grande instituição (ainda que o Fundo é uma instituição independente, com gestão da grande instituição…). Abs Marcelo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s