O mercado não está posicionado para um default… Ou acham que não vai ocorrer ou…

A velha crença de que certas coisas, países ou instituições são infalíveis ainda atua forte em pleno século XXI. Depois de tudo o que já vimos na história, ainda não aprendemos muita coisa… Os países mudam, as potencias aparecem e somem,os continentes se moldam, as empresas aparecem e desaparecem, grandes ou pequenas, com o tempo tudo muda. A iminência de um mega default na potência da atualidade, com data marcada e tudo, parece não entrar na cabeça das pessoas. A Grécia, muito antes de um eventual default, fez com que os players de mercado se posicionassem, saíssem do risco daqule país ou apostassem, especulando que quebraria. Nos Estados Unidos, a eventualidade de um default, com as proporções do tamanha da importância da América, aparenta não causar nenhum efeito nos players. Eles estão certos e seguros que tudo vai acabar bem, porque, afinal de contas, é a América. Well, well… A dívida americana soberana é enorme, se computarmos os estados e os municípios… é astronômica. Fazer hedge para se proteger do capitão América que não virá para te salvar? Porque, aprovando o aumento do teto da dívida, nova dívida será emitida e alguém terá que ir comprar este novos bonds que serão leiloados… Com juros baixos? Muita probabiliddae de dar errado para não fazer hedge. O mercado está contando que tudo irá ficar como sempre tem sido nos últimos 60 anos… Pois não vai. Basta fazer contas.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , . Bookmark the permalink.

3 Responses to O mercado não está posicionado para um default… Ou acham que não vai ocorrer ou…

  1. Tulio says:

    Ver a Bovespa subindo 1% hoje me pegou de surpresa mesmo. Achei que as quedas de ontem iniciariam uma tendência forte de queda por algum tempo…

    • tradingcafe says:

      Oi Tulio, desce em espiral para formar aqueles desenhinhos bonitinhos que os grafistas adoram… rsrsrsrs. Em efeito, cai e sobe no dia seguinte para atrair mais liquidez para vender de novo. Abs

  2. mauricio says:

    grécia não é eua, por isso o pânico generalizado, além depois de estar na mesma canoa que itália, espanha, portugal, irlanda e etc, além de ao contrário dos eua, não podem imprimir euros.

    imagino que está todo mundo consciente que haverá sim um aumento do teto no último dia, afinal, são políticos. ou então, tem confiança que os eua irá efetuar outros cortes (como repasses pra estados/municípios) e irá honrar com aquilo que tem de pagar, com dólares valendo menos, mas ainda dólares

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s