A classificação de risco da agências… Efeitos nas taxas de juros e do risco

As agências de classificação de risco, na minha opinião, são um fruto da preguiça e da ineficiência dos mercados. Foram criadas e viraram monstros, com poder além do normal, incabível e inaceitável na terceirização da avaliação dos riscos de emissores de dívida do mercado. Cresceram além da proporção e foram alimentadas pelo próprio mercado. Porém, se elas servem para avaliar o risco de outros países, também devem servir para analisar o risco americano. Na escala de risco, o AAA representa risco zero, descendo até CCC e por último D, para empresas ou países falidos ou em processo severo de deterioração de crédito. Os operadores de mercado que são eficientes, produzem listas de empresas/países com seus ratings referentes ao spread de risco que pagam em seus bônus (títulos emitidos nos mercados nacionais/internacionais). Com este mecanismo, conseguem visualisar oportunidades de arbitragens entre riscos e ratings, absorvendo spreads e atuando na correção dos preços de mercado dos títulos ao venderem o que está caro (dentro do mesmo rating) e comprando o que está barato. Desta forma, o AAA é o benchmark (referência) para os outros emissores com ratings mais baixos. Desta forma, quanto pior for o rating, maior será o risco e, assim sendo, os juros que irão pagar para captar recursos no mercado. Um país representa risco zero em sua própria moeda, porque se pode recorrer a impressão de moeda para pagar a dívida. O ajuste nesse caso, será feito através da inflação, ou desvalorização da moeda. No caso americano, uma redução no rating tem proporções gigantescas, porque estão já recorrendo à impressão de moeda há algum tempo, deteriorando o valor do dólar.
O Tesouro Americano não está pagando os juros necessários para oferecer retorno adequado aos investidores que detém seus títulos que represente o risco do país, do valor da moeda ser corroído ao longo do tempo até o vencimento do título. Abaixo, as taxas de hoje dos títulos do tesouro americano:

Prazo Cupom Vencim. Rendimento
3-Month 0.000 11/03/2011 0.02% ao ano
6-Month 0.000 02/02/2012 0.05% ao ano
12-Month 0.000 07/26/2012 0.11% ao ano
2-Year 0.375 07/31/2013 0.25% ao ano
3-Year 0.625 07/15/2014 0.41% ao ano
5-Year 1.500 07/31/2016 1.10% ao ano
7-Year 2.250 07/31/2018 1.73% ao ano
10-Year 3.125 05/15/2021 2.36% ao ano
30-Year 4.375 05/15/2041 3.68% ao ano

Este movimento é inflacionário, significa dizer que aplicamos USD 1 milhão por 30 anos a 3,68% ao ano. A Inflação crescente irá corroer o valor do dinheiro e quando resgatarmos, teremos equivalentemente muito menos do que investimos. Basicamente, as taxas de juros estão erradas e não compatíveis com o risco (rating) e tampouco com a inflação do país. Desta forma, eles serão obrigados a aumentar as taxas de juros e isto representa um problema ainda maior, que será o pagamento dos cupons de juros desta dívida astronômica.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , . Bookmark the permalink.

4 Responses to A classificação de risco da agências… Efeitos nas taxas de juros e do risco

  1. Marcos says:

    Alguma chance de escapar da recessão?

    • tradingcafe says:

      Oi Marcos, essa é uma questão complexa. Já existem indícios de recessão, as taxas de juros estão super baixas e a economia não responde. Gastos muito elevados para arrecadação em queda. É possível que se agrave sim. Abs

  2. Tulio says:

    Ricardo,

    o que tu achas do aluguel de ações considerando o momento da Bovespa?

    • tradingcafe says:

      Oi Tulio, eu acho que deveria ser proibido e ponto. Não é disponível para todos os participantes de mercado e serve para shortear, não serve para nada útil… abs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s