Tudo azul… Só se for azul petróleo… Rumores e fechamento de torneiras de crédito

Boatos guiaram os mercados no dia de hoje na Europa, cortes de ratings e alguém vai quebrar ou não vai. Muito bem, o palco está montado, os atores já foram apresentados e o que vemos? Nada. As bolsas estão zigue-zagueando como o Neymar treinando com um boneco de madeira, driblando à vontade, ensaiando novas idéias. Bovespa em alta, pessoas físicas comprando e dando liquidez para os bancos. Estamos aprendendo, isso é bom, porque hora de comprar é “when everybody is crying…”. Perfeito. Porém, não está todo mundo chorando ainda, tá muito previsível e estamos ansiosos para vermos o fundo do poço. Muitas pessoas acharam que já vimos o fundo, mas ainda não, cuidado. O processo de uma crise é mais longo que uma semana, quando a bolsa cai 10% em um único dia, sobe 5% no outro, o dólar dispara de 1,53 para 1,63 e fecha a 1,58… é só o início. Depois, começam os rumores (boatos), aí a volatilidade se instala forte, vemos as bolsas se descolarem umas das outras em movimentos erráticos. Próximo passo, depois dos boatos, é alguém quebrando de fato. Em épocas de crise, a desconfiança aumenta por que o risco aumenta. Todo mundo sabe que o galo canta, mas ninguém ainda ouviu e ninguém sabe onde ele cantou, mas que vai cantar, ah, vai. E esse é o medo real, assim, os bancos, como agentes financeiros intermediários entre tomadores e doadores de recursos, tomam dinheiro mas fecham rapidamente a torneira dos empréstimos, deixando apenas um filete sair. Estamos aí agora, os bancos estão fechando suas torneiras de crédito. Então, depois disso, as empresas que estão com o caixa gordo vão bem, as que não estão com o caixa cheio… E isso é repassado, numa infinita teia de relacionamentos cruzados que no fim, volta para morder os bancos… Não se deixem seduzir pelo canto da sereia, aprendemos, mas ainda estamos ansiosos. Tirem a ansiedade do jogo, qualquer aspecto emocional, isto é o mercado e não estamos nem no meio da crise ainda. Aliás, o que foi feito de fato para sanar os problemas que nos causaram o pânico destes últimos dias? NADA. Se nada mudou, a crise se desenrola como sempre fez. Fiquem líquidos e atentos às notícias, a inadimplência vai subir, o crédito vai rarear e alguém grande vai quebrar.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , . Bookmark the permalink.

7 Responses to Tudo azul… Só se for azul petróleo… Rumores e fechamento de torneiras de crédito

  1. Marcos says:

    Você acha que algum grande vai quebrar no Brasil ou fora dele?

    Grato,
    Marcos

  2. H.F. says:

    Perfeito … ao que tudo indica esta crise poderá ter maiores proporções, ainda inesperadas … deixar a emoção, ansiedade e medo de lado é essencial … o momento agora seria para operar como especulador ganhando com o grande sobe e desce diários, trabalho para videntes, apostadores ou numerólogos … prefiro aguardar, pois depois da tempestade vem a bonança .. é melhor navegar em águas calmas do que na tormenta!
    A minha ansiedade maior é saber como ficará a geopolítica, o jogo poder financeiro e político e como estarão posicionados: os BRICS (principalemnte a China, agora falando grosso com os EUA durante a crise, com respaldo por trás para tal ato), os próprios EUA, a Europa e outros importantes atores…
    Me parece que a conjuntura financeira e política mundial está em obras, e a arquitetura que se desenhará para os próximos tempos será algo inédito!

  3. Paulo Cordeiro says:

    Ricardo,no final do pregão de hoje grandes corporações estrangeiras aumentaram a oferta na ações tipo até 1 Real na Vale.Qual é a lógica? Atrair investidores brasileiros e eles operarem vendido? Fuga de capital estrangeiro especulativo para empresas brasileiras com bom caixa?

  4. Marcos says:

    Petrobras no after sendo vendida próximo da máxima do dia… O que acontece????

    • tradingcafe says:

      OI Marcos, não sei. Vou tentar descobrir e respondo depois, alguma notícia relevante ou apenas ativos reais em estoque, não sei de verdade. abs

    • tradingcafe says:

      Oi Marcos, tem alguma coisa a ver com aluguel de ações… ontem bateu o recorde, 3,6% do total das ações foi alugado… hoje, a bovespa anda em direção contrária e Vale e Petro puxando o lote… abs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s