Bolsas se recuperam. balizadas por mudanças nas regras

Muito bem, bolsas em alta hoje. As altas foram balizadas por mudanças e ameaças de mudanças nas regras. 1) Banco Central Europeu compra diretamente títulos da dívida Italiana e Espanhola; 2) Suiça estuda criar um sistema de peg com o Euro (fixando um valor ou uma banda para a variação do franco-suíço em relação ao Euro), para limitar a apreciação da moeda e não perder a paridade de relacionamento com a Europa, causando distúrbios econômicos nas ocntas macro do país; 3) O Ouro é uma commodity negociada nos mercados futuros, desta forma requer margens colaterais (garantias). As bolsas determinaram um aumento das garantias colaterais para operações com ouro, forçando os preços para baixo; 4) A Europa sinalizou “BANIR” as operações de aluguel de ações e de títulos de renda fixa (repo de ações e de bonds) por algum tempo, forçando um short covering (cobertura de posições vendidas). O aluguel de ações é usado para se tomar as ações emprestadas (Sale and repurchase agreements) para viabilizar a venda. A “venda à descoberto” não significa que o player venda sem ter somente, ele vende, mas tem que fazer a entrega das ações;/bonds, para não causar distúrbios no mercado, desta forma, ele precisa alugar, vender e entregar os títulos. Depois, quando os títulos caem, ele recompra a mercado aberto e entrega ao dono (quem alugou). As ações e os bonds são fungíveis, quer dizer, todas os títulos são iguais entre sí. Assim sendo, só vai vender quem de fato tiver os títulos em carteira, limitando as quedas bruscas nos mercados; 5) Como nossos amigos nos informaram, a nossa presidente “solicitou” que os fundos de pensão entrassem comprando ações no mercado ontem… (Ela é uma boa trader…) com dinheiro dos pensionistas… (ok).
Esta manhã, o número de pessoas que pediram auxílio desemprego pela “primeira vez” nos Estados Unidos foi anunciado em 395.000 (na semana). A semana anterior foram 402.000… e o “mercado” previu o número de 405.000 na média das projeções… “O morto morreu com nove tiros e não dez, como antecipado…” É mais ou menos isso. É o fim da crise e estamos já com céus de brigadeiro no planeta? disque 1, para responder “sim” e aperte o botão vermelho para responder que “não”. Mudanças são necessárias e pelo menos, estão sinalizando que farão algo de novo, para evitar um amplificado 2008. Vamos torcer para que isto ocorra, porque não tem dado para torcer para o nosso esporte favorito por estas bandas tropicais ( que aliás, anda frio demais para Agosto…)

Nada de real mudou na situação

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , . Bookmark the permalink.

4 Responses to Bolsas se recuperam. balizadas por mudanças nas regras

  1. Tlnz says:

    Eaí Ricardo, achas que essas medidas conseguem reverter a tendência de queda até a próxima discussão sobre a dívida americana?

    • tradingcafe says:

      Oi Tulio, por enquanto nada de efetivo foi feito. Está todo mundo tentando “falar” o mercado, mas pouco mudou em efeito. Podemos esquecer tudo, e fingir que nada está acontecendo. Aí, a crise vai ser empurrada para a frente. As mudanças precisam ocorrer de fato. Respondendo diretamente, não, não acho que vão conseguir tapar o sol com peneira de novo… Os efeitos reais dos eventos fizeram marcas fortes e teremos notícias novas para inflamar de novo os mercados… Abs Tulio

  2. Rodolfo says:

    Olá Trading, poderia recomendar alguns sites sobre mercado e economia? Por onde vc se mantem informado?
    Parabens pelo Blog!

    • tradingcafe says:

      Oi Rodolfo, obrigado. Eu me mantenho informado por análises próprias de indicadores e preços de mercado, inflação, mercadorias, moedas, fluxos de capital. Depois, converso com o mercado aqui e no exterior. Aí, leio os jornais on-line do exterior. Americanos, ingleses, franceses, italianos e os sites da reuters, bloomberg aberto e o profissional, faço um cross checking das notícias dadas por diferentes pessoas. Sobretudo, eu tento observar o mercado com meus próprios “olhos” para formar uma opinião. Em geral, as coisas acontecem primeiro no mercado e depois vão para o jornal. A exceção é quando uma notícia é que move o mercado.Abs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s