Warren Buffet virou o garoto propaganda anti-crise…

Diariamente, em tempos de crise, podemos ver a figura do ícone do investidor bem-sucedido Warren Buffet na mídia. Ele, talvez o único e último bastião de credibilidade no mercado americano, se tornou o garoto propaganda anti-crise. Ele recomenda comprar títulos do governo, comprar ações, garante que não haverá default e divulga o que está comprando. O mal habituado mundo dos investimentos ainda não aprendeu nada, continua buscando gurus para dizer o que fazer. Está ficando meio óbvio e quando fica óbvio demais… Bolsas estão caindo na Europa e o metal que reluz já está a caminho dos USD 1.800 está manhã na Europa.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Warren Buffet virou o garoto propaganda anti-crise…

  1. H.F. says:

    Se os investidores são os mesmos há algumas décadas, como explicar as ondas de pâncio e descontrole? O movimento sempre se repete! Se é o FED quem emite dólares e ao que tudo indica a tinta e o papel não vão acabar, fica claro que o default não irá acontecer, mesmo que isso gere um aumento na inflação. E o governo americano já demonstrou que para salvar o sistema capitalista, não medirá esforços em se respaldar nas ideias de Keynes. Nunca o governo americano foi proprietário de tantas empresas. Acho que é questão de tempo para as coisas voltarem ao seu devido lugar nos EUA. Já na Europa, parece mais complicado, países como Itália, com conhecido histórico de engessamento do sistema trabalhista, ter que mudar suas bases, Grécia, país que pouco produz e vive do turismo e o problema da integração real européia com tantos contrastes e problemas entre seus países parece-me mais complicado de se resolver num curto/médio espaço de tempo. Assim que os ânimos se acalmarem no mercado, o mundo voltará a crescer, impreterivelmente com os países em desenvolvimento (principalmente BRICS) puxando esse movimento. Resta saber quando e como EUA e Europa irão aceitar e se adequar a esta nova realidade.

    • tradingcafe says:

      Oi Hermes, eu acredito que o problema é mais sério do que isso para os Estados Unidos e menos grave para a Europa. Veja, o desemprego na Itália não é um problema no momento, pode vir a ser, ainda não é. Os italianos são industrialistas, comerciantes e tem um forte setor de serviços. É grande exportador de produtos manufaturados de grande valor agregado e um grande pólo turístico mundial. Tem um sistema trabalhista “engessado” talvez, mas isso não vai mudar, porque o errado está na América, onde o cidadão não tem segurança alguma e na Europa, o cidadão é que importa, socialismo. Esse não é o problema lá, o problema são os altos gastos do governo também por esta faceta socialista, com pensões e aposentadorias. Mas ainda, isso também é solucionável. A economia anda e irá se recuperar destes ataques especulativos principalmente por hedge funds que forçaram até entortar os ativos… Basicamente, a economia é forte e os italianos não são alavancados (as pessoas), tem moradia própria já paga e quitada e tem trabalho e exportam mais do que importam. Já na América, que é onde o problema reside de fato, está tudo invertido. Importa muito mais do que exporta, não tem emprego (desemprego real próximo a 16%…), as famílias estão híper endividadas, o governo está quebrado, as empresas que o governo é dono estão praticamente falidas e a credibilidade do país está afetada e isso, isso é o problema principal. Os Estados Unidos não é um país sem regras, do quarto-mundo, que pode simplesmente imprimir dinheiro para pagar contas, que fará com que as notas sejam mais caras do que o valor escrito nelas. O próximo ponto nesta saga é a perda do status de moeda de reserva, que els queiram ou não, estão perdendo e de forma rápida, porque fatores econômicos não são passíveis de falta de fundamentos. A mídia aponta para a Europa mas tem mais nisso do que só isso… Obrigado amigo, abs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s