Bancos e Hedge Funds… Dr. Jekyll e o Mr. Hyde

Os hedge funds foram criados com a proposta de representarem uma proteção quando os mercados não performam bem. Foram concebidos para gerar retornos positivos com mercados em alta ou em baixa. Pois bem, Hyde passou a controlar o Dr. Jekyll. Os hedge funds se tornaram as estrelas, as tochas que acendem as crises com a desculpa de oferecem proteção, mas eles são o mecanismo físico de realização de uma crise. A parte do Sr. Hyde, que fica escondida, é a hipocrisia legislativa e ausência de transparência em suas posições de mercado. Fato interessante, é a quantidade de alavancagem que é utilizada. Em efeito, para que esses fundos obscuros façam dinheiro com alavancagem, o sistema financeiro internacional opera com eles, dão linhas de crédito, emprestam dinheiro e ações para eles… E eles viram, tomam emprestado as ações destes mesmo bancos e vendem a descoberto… Você emprestaria dinheiro para alguém apostar contra você mesmo? É isso que os bancos fazem. Para controlarmos essas quedas e essas crises recorrentes será necessário dizer basta, criando leis e regulamentos de operação para estes fundos ou simplesmente extinguí-los, proibindo em definitovo essa bandalheira de vender a descoberto. Se você é dono do ativo e quer vendê-lo, fine, go ahead and do it! se você não tem aquele ativo, não venha destruir o que pode possivelmente ser consertado. Já está na hora de colocarmos ordem nas coisas e parar de fingir. Vejam esta frase, extraída de uma matéria do bloomberg:
“Hedge funds are sensing a European fiscal denouement on the horizon and they understand that contagion can hit the U.S. very quickly,” Steve Shafer, who helps manage $300 million as chief investment officer of Oklahoma City-based Covenant Investors, said in a telephone interview. “Hedge funds are pretty nimble traders with a short-term focus, so they’re protecting what they’ve got and they are preparing for a potential capitulation of the market.”
http://www.bloomberg.com/news/2011-08-19/hedge-funds-most-bearish-since-july-2009-after-global-equities-retreat-15-.html
Em português claro, os hedge funds americanos estão afundando o mercado Europeu e se preparando para afundarem o mercado americano… Com dinheiro e ações emprestadas… dos bancos e dos fundos mútuos… Bonito, né?

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

4 Responses to Bancos e Hedge Funds… Dr. Jekyll e o Mr. Hyde

  1. J.R. Vensan says:

    Nossa, Ricardo, que coisa maluca. Mas, às vezes, penso se isso não seria típico da nossa época. Veja este comentário de um policial federal, que diz praticamente a mesma coisa que você disse neste post, só que em outra situação completamente diferente: “Há de chegar o dia em que a história será contada em seus precisos tempos. De repente, o uso de algemas em criminosos passa a ser um delito muito maior que o desvio de milhões de reais dos cofres públicos. Quando se prende um político ou alguém por ele protegido, é como mexer num vespeiro”, argumenta Bolivar Steinmetz, presidente da associação. “Após ser preso, qualquer criminoso tenta desqualificar o trabalho policial. Quando ele (criminoso) não pode fazê-lo pessoalmente, seus amigos ou padrinhos assumem a tarefa em seu lugar.”
    Está numa matéria do Estadão: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,corrupcao-atinge-niveis-inimaginaveis-dizem-delegados,759916,0.htm
    Abraço
    JR

  2. H.F. says:

    Incrível como o setor financeiro foi feito para dar suporte à economia real, mas hoje, parece ter saído do controle e movimenta uma quantidade de dinheiro que não existe, e assim consegue trazer ganhos(para poucos) e também perdas(para muitos) em escala! Realmente já passou da hora de se regulamentar o sistema financeiro, mas será que isso é realmente possível? Hoje em dia não basta crescer, tem que crescer muuuito! Se um indicador informa que a empresa X cresceu 5%, porém em relação ao mesmo período correlato anterior, ela também cresceu, mas desta vez -1,5%, pronto o pânico está instaurado. Como é possível bater recordes sucessivos de crescimento? Será que ninguém vê isso? Os RECURSOS deste planeta são ESCASSOS !! Não há como sustentar isso no longo prazo. É esperar para ver se o ser humano realmente evolui no sentido de não pensar apenas em si, mas sim nos outros. É possível ter sucesso e ter uma vida rica e saudável sem prejudicar absolutamente NINGUÉM. A liberdade individual é condição sine qua non para a felicidade, mas há de se ter bom senso na hora de agir num mundo no qual nunca estaremos sozinhos e nossos atos trazem grandes consequências para os outros. Talvez se esses gestores de fundos tivessem isto em mente, não tomariam certas atitudes que comprometeriam o bem estar de outras pessoas.

    Momento filosófico aqui no blog ! hehehe

    Tenho acompanhado a crise de perto pela primeira vez. É realmente aguniante acompanhar o mercado com sucessivas notícias negativas, apreensão, nervosismo e incertezas. Mas faz parte e acho que é cíclico … como tudo na vida estamos num momento de contração, logo logo o movimento de expansão acontecerá … só espero que não demore muito. Percebi que nesses momentos de crise a incerteza aumenta na mesma proporção de cabelos brancos novos a cada dia.

    Abçs Ricardo!

    • tradingcafe says:

      Grande Hermes, bom dia. Momentos filosóficos são importantes e legais! O setor financeiro tem uma função na sociedade, que foi perdida ao longo do tempo. Eles estão envolvidos em tudo a ponto de ao invés serem um ponto de apoio, o fomento do crescimento na intermediação entre partes na alocação e no acesso ao capital, eles se tornaram o ponto central das economias. Criaram uma dependência sistêmica dos participantes da economia. A evidência disto é a ausência de ciclicidade na atividade, onde os bancos ganham em períodos de baixa ou de alta, em ciclos expansivos e recessivos e os lucros são crescentes da mesma forma que dependência que eles geram do sistema em relação a eles. Ainda, em qqr situação de problema, as autoridades vão ao socorro deles. Eu gosto dessse pensamento, de liberdade e de bom senso, continuidade coerente de sabermos que cada ato nosso influi no todo e já passou da hora de vivermos estas máximas e colocarmos em prática estes estilo de vida, com liberdade e consciência da continuidade do planeta e de nós mesmos. abs, amigo, bom domingo para vc!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s