O que o Bernanke pode falar para mudar o jogo?

Dado que ele não tem falado muito nos últimos 4 anos, será surpreedente se ele disser algo de útil na próxima sexta-feira. Vai resgatar a confiança do mercado? Vai parar de imprimir dinheiro na velocidade de um TGV? Quando foi que alguém viu uma nota de USD 100 velha? Quando foi a última vez que alguém comprou dólares para viajar e as notas não eram seriadas, uma após a outra? Como ele vai fomentar o crescimento e o emprego? Abaixando os juros… não vai dar para passar abaixo de zero. Ah, o QE3… Claro, como pude esquecer… Não. O Fed está sem caixa, já tem um monte de papel podre na carteira e a América não tem como substituir importação por produtos locais. O mercado está esperando este discurso para se mover, mas conforme vamos chegando perto do dia vamos tendo melhores insights das probabilidades do que ele pode dizer, e de seus efeitos posteriores. Agosto, mês das bruxas e dos cachorros loucos está apático, na expectativa de algo grande acontecer. Setembro já está aí e vamos ter definições, se vai ou racha. O temor de default, de aumento do teto da dívida, da falta de dinheiro para pagamento de contas básicas do governo ninguém mais fala nada. Eles estão tendo dificuldades de captar e ainda não captaram o suficiente para atingir o teto projetado. Nada mudou, mas o mercado anda feliz… Os investidores pessoas físicas estão assustados, tendo aquela sensação do filme francês “Le dîner de cons”, onde o cara é convidado para um jantar para ser roubado…

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

6 Responses to O que o Bernanke pode falar para mudar o jogo?

  1. Michelle says:

    “He who molds the public sentiment… makes statutes and decisions possible or impossible to make (…) I am a firm believer in the people. If given the “truth”, they can be depended upon to meet any national crisis.” – Abraham Lincoln

    • tradingcafe says:

      Hi Michelle, Abraham Lincoln was a sage and his words are to be respected fully, he had the brains and the goodwill to guide the people. What we need these days is just that, a true leader with good intent and intelligence. Unfornutately, we are lacking statesmen of that stature in the world now. Thanks, best regards

  2. Zão says:

    É nessas horas que reforço minha opinião de que a democracia pode ser uma porcaria. Em um regime democrático, o governante e seu Estado Maior estão preocupados em fazer o que vai lhes dar a próxima eleição, e não em fazer o que é certo, ou mais ainda, o que é necessário e inescapável. Isso pode ser visto aqui no Brasil diariamente, e a crise faz com que isso fique patente no resto do mundo também.

    Assim, as medidas impopulares nunca saem do papel, os choques necessários nunca são realmente dados, os problemas vão sendo empurrados com a barriga, porque o importante é agradar ao povo, e não fazer aquilo de a nação necessita. E o povo é como uma criança, que sente raiva de quem lhe aplicou o remédio amargo, mas que trouxe a cura. No sistema democrático, ninguém quer ser conhecido como aquele que deu o remédio de gosto ruim, pois o povo vai lembrar do amargo, e não da cura.

    O mundo está precisando mesmo é de lideranças que não sejam medrosas, que não deixem sua fome por reeleição os impedirem de fazer o necessário.

    • tradingcafe says:

      Oi Zão, é verdade, o mundo não tem um líder na atualidade que seja de fato líder, estão apenas ocupando “o cargo”. As medidas impopulares são passadas também, mas não defendem o interesse do povo e são revestidas de embalagens idiomáticas ou de noticíario modesto e obscuro… a mídia… Os governantes dos países democráticos esquecem que são meros empregados do povo, como o síndico de um prédio o é para os moradores desse prédio. Eles esquecem isso e se enxergam como “realeza” e em nenhum momento agem em favor do povo, somente para sí mesmos… A nossa presidente está preocupada com a revolução feminina dos anos 60, ainda… Nós já passamos desse ponto e não é mais necessário se preocupar em mudar o nome do cargo de presidente para apenas identificar que é uma mulher que o ocupa neste país… é triste. Do outro lado, temos a China, uma empresa que tem dono e seus funcionários, “o povo” se move em conjunto… Um meio termo, talvez fosse a solução. abs

  3. Paulo Cordeiro says:

    Ou seja sexta-feira promete novamente no mercado financeiro.Como diz nosso amigo Roberto Carlos: “São tantas as emoções”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s