Ministro da Economia francês está com Guido Mantega… falando de? IOF a palavra predileta de GM

É isso, o ministro francês da economia, M. François Baroin, veio até o Brasil para ter uma reunião com o mestre do IOF, sr. Guido Mantega. A instauração de uma taxa sobre transações financeiras a nível europeu e internacional estará na pauta da próxima reunião do G20 em Cannes (que chato… lugar feio…) em novembro. Nada mais nada menos que a sumidade internacional no tema de IOF, o nosso ministro, será um apoio fundamental na criação desta taxa na Europa, nas palavras do M. Baroin. Et voilà, on va avoir un IOF en Europe…

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Ministro da Economia francês está com Guido Mantega… falando de? IOF a palavra predileta de GM

  1. Andre says:

    Prezado tradingcafe,

    isso é um off-topic, mas tenho observado que as LTNs do Tesouro c/ vencto. p/ 2014/15, que pagavam 13% há um mês (pouco após a meta Selic ter sido elevada p/ 12,5%) agora estão pagando em torno de 11,3%.

    Sei que existe uma diferença entre CDI e Selic, e que os títulos do TD não tem obrigação de andar juntos c/ a Selic, mas não entendo direito pq caiu tanto. O mercado está precificando uma queda forte da Selic p/ a próxima reunião do Copom? Como essas coisas funcionam? Pra onde devem ir esses retornos no curto prazo?

    Desde já agradeço a atenção.

    Abs

    • tradingcafe says:

      Oi Andre, não é off-topic não,é bem em linha com a idéia do trading café. Dois motivos para isto ocorrer: 1) Os títulos do tesouro acompanham as expectativas de inflação. Diante da probabilidade de uma recessão nos Estados Unidos, Europa e Japão, a demanda por produtos deve cair, trazendo os preços para baixo, desta forma, reduzindo a perspectiva de alta na inflação que viria pelas commodities. Além disso, o mercado aqui no Brasil está balizando o Banco Central, que ouve o mercado através de um sistema que foi criado de fornecimento de projeções econômicas. Assim, se o mercado está precificando uma queda na inflação e subsequente redução na taxa referencial SELIC o COPOM irá ouví-los. Não acho que será já na próxima, mas existe uma possibilidade. 2) A outra razão é a demanda elevada por títulos do tesouro nacional tanto por brasileiros como de estrangeiros. Os estrangeiros estão buscando retornos altos com riscos baixos, e o Brasil oferece ambos. Desta forma, a quantidade de recursos que ingressaram do exterior nestes mêses de julho e agosto estão sendo direcionados para compras dos títulos do tesouro nacional. Como a oferta é limitada, os preços sobem e as taxas referentes caem.
      Hoje eu dei uma entrevista para a Infomoney sobre o aumento de investidores brasileiros que estão comprando os títulos do tesouro (tesouro direto), que aumentou em 20% (número de pessoas) e ao mesmo tempo, caiu em 2% o número de brasileiros que operam em bolsa de valores, como exemplo de demanda elevada, para a sua pergunta. Esses retornos no curto prazo devem ir para baixo ainda mais, se a situação global permanecer neste status quo atual. Se houver um agravamento da crise em setembro/outubro, a estilo da de 2008, podemos ter uma alta no dólar e subsequente aumento na taxa de juros local. Por isso, eu não acredito que o COPOM irá baixar a taxa agora na próxima reunião. Isto é em termos históricos, porém, estamos (O Brasil) numa situação muito distinta, jamais vivida por nós antes, que é a estabilidade econômica conquistada nos últimos anos. Isso torna o Brasil uma espécie de porto-seguro, novinho em folha, para o capital estrangeiro que deverá continuar vindo buscar altos retornos com risco mais baixo que o dos países que estão com problemas de dívida. Hoje o Mantega veio com um discurso atemporal e fora de ordem, cortando de algum lugar que não sei exatamente de onde, R$ 10 bi de gastos, se preparando para “agravamento da crise” (?). Estranho…
      Grande abraço, André.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s