Quinta-feira… mercados abrem em queda na Europa, falando da dívida americana

Um diretor do ECB, Juergen Stark, deu uma entrevista hoje falando sobre a crise não estar nem perto de ser solucionada. O prolema central é a divida dos países e principalmente a dos Estados Unidos:
“The crisis is not over. Not just in Europe is it not over, it is also not over in other regions of the world,” he said, adding the United States had an “enormous” debt problem and lacked the structures to get the problem under control.
Bom, além de ser quinta-feira hoje, que nas últimas semanas o mercado cai, estamos no primeiro dia de setembro. Não mais desculpas que estamos de férias de verão… Não estamos de férias e os gestores todos estão em suas mesas, arquitetando a desmontagem de seus hedges… Aqui no paraíso tropical, terra das novelas enfadonhas e ditadoras de comportamento, o governo mandou o bacen reduzir a selic, e, contrário ao discurso de independência da instituição, eles obedeceram. Acho que o governo tem medo dos estudantes… e deveriam mesmo! Em teoria, bolsa deveria subir aqui e o dólar também, por hoje… será?

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Quinta-feira… mercados abrem em queda na Europa, falando da dívida americana

  1. Paulo Cordeiro says:

    Ricardo, pra quem saiu um pouco no prejuízo e vê o Ibovespa subindo assim confesso que dá um frio na barriga, com medo de perder o fio da meada.Os indicadores lá fora não estão bom como na Europa por exemplo.Vamos ver se essa alta é sustentável por causa da queda da Selic, ou se depois o mercado vai cair na real e ver que o buraco é mais embaixo.Porque vc fala em setembro negro? Porque vc está pessimista com os meses de setembro e outubro?
    Ab

    • tradingcafe says:

      Oi Paulo. Eu falo de setembro e outubro, e deste ano, porque os gestores e grandes investidores do planeta estão no hemisfério norte, saem de férias no verão de lá, retornam em setembro e realocam suas carteiras. Quando saem de férias, eles fazem hedge de posições que vencem em setembro, com futuros e opções. Desta forma, as crsies todas acontecem em setembro e outubro desde 1929. Muitos países tem seu ano fiscal acabando em 30 de setembro, e os bancos de investimento lá fora calculam nesta data os bônus dos traders… E, sobretudo este ano, porque o que nos trouxe até aqui, todos os problemas de dívida dos países, principalmente o default possível americano de agosto, ainda não foram resolvidos. Eu espero estar enganado, por estar “negro” como vc disse, mas nada de efetivo foi feito para solucionar os problemas reais. Com minha experiência de mercado, eu vejo uma grande queda no mercado, mudanças de patamares mesmo no preços dos ativos. Todavia, a bolsa vem subindo e com corte de juros e tudo, dá uma coçadinha na mão, mas eu não vou entrar até estar estabelecido alguma coisa concreta para corrigir os problemas. Vou esperar, mesmo que eu esteja errado, pq acho que vai cair feio. abs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s