Bolha Imobiliária no Brasil… Negue que existe uma… Como Ben Bernanke em 2007.

Acabo de ver um video que um amigo enviou sobre os atuais eventos na economia mundial. Num dado momento, o palestrante cita uma coisa interessante, que eu já não me lembrava, que era a situação da economia americana antes da crise de 2008, que foi deflagrada pelo mercado imobiliário e os empréstimos e dereviativos sobre este mercado. O atual presidente do Fed, na ocasião, em 2007, jurava de pés juntos que não havia uma bolha imobiliária nos Estados Unidos. Trazendo isso para a nossa atualidade, tem mais gente “jurando” que não tem bolha imobiliária por aqui do que nunca… é como aquelas perseguições aos maçons na idade média, juravam que não eram, até que quando alguém assumia que era, ninguém dava bola ou acreditava… Os bancos aqui estão fechando o crédito, estão dificultando os financiamentos, atrasando deliberadamente as aprovações, as vendas caíram, as ações das empresas do setor estão super baixas, os imóveis nominalmente estão caros, fora até dos padrões de financiamento aprovados para enquadramento e gente importante continua a dizer que não há um exagero nos preços dos imóveis no Brasil. Eu, por outro lado, continuo dizendo que as pessoas perderam a noção de valores, isto é inflacionário e teremos uma correção, de uma forma ou de outra.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , . Bookmark the permalink.

12 Responses to Bolha Imobiliária no Brasil… Negue que existe uma… Como Ben Bernanke em 2007.

  1. Marcos says:

    Se a inflação continuar a subir, os imóveis não tendem a acompanhar a inflação?

  2. Helder Gelsomini Gama do Amaral says:

    Caro professor,

    Se tiver a oportunidade de verificar os preços dos imóveis no Rio de Janeiro… o dobro de São Paulo. Desisti completamente de ter algo no Rio. Quem comprou há alguns anos acha que ficou rico… (e terá ótimo retorno se vender hoje)… apartamentos de 2 quartos alcançando a casa de meio milhão na zona sul (sem todos aqueles recursos dos novos empreendimento em São Paulo).
    Tenho acompanhado os lançamentos na Lapa em São Paulo (cuja verticalização assusta)… os preços aumentaram em 40-50% nos últimos 30 meses.

    • tradingcafe says:

      Oi Helder, sim, eu tenho acompanhado… está incrível! Sim, todo mundo virou milionário da noite para o dia. Mas, se vender hoje terá mesmo um super retorno, porém, terá que ou esperar o possível estouro da bolha (se houver…) ou mudar para outro lugar onde ainda exista uma vantagem comparativa. A Lapa, em São Paulo, é um super bairro que é perto de tudo mas ficou esquecida por muito tempo, por acaso, é onde nasci. Mas os preços estão fora de órbita em todo lugar, menos, para nós do sudeste, na região sul do país… Ainda se pode comprar excelentes imóveis com preços mais realistas para nós. Para quem mora lá, os preços subiram demais até assustar. abs Helder, valeu amigo

  3. otimo ponto de vista e comentario… eu moro nos EUA e vivi tudo isso (2007) de perto… por isso quando falo pros meus amigos brasileiros de bolha fica todo mundo me criticando e falando que estou jogando praga! Por isso lancei o brazilianbubble.com, pra mostrar pra eles numeros e fatos que comprovavam meu ponto de vista. Mas eu me lembro que alguns familiares do Brasil vieram me visitar nos EUA em 2006 e me falaram a mesma coisa (que aqui nos EUA era uma bolha, que os apartamentos estavam caros e tal)… normalmente, quem esta de fora enxerga melhor (porque nao esta envolvido no “brain wash” em massa).
    Belo blog, continuo um leitor assiduo… abraco! Muna

    • tradingcafe says:

      Oi Muna, obrigado pelo comentário. E tem mais bolhas além da do mercado imobiliário por aqui, tem bolhas de preços e de valoração de moeda. É uma grande verdade que vc disse, quando observamos de longe, as coisas ficam mais claras. Aqui, até o “cafezinho”, que é produzido aqui, está absurdamente caro. Em Paris, um café Segafredo, que é italiano, café produzido no Brasil, exportado para a Itália, tratado e embalado, exportado para a França, custa R$ 1,75, na Rue de Rivoli, em frente ao Louvre… Valeu, amigo, um ótimo dia para vc. Abs

  4. I´ve been listening you everyday, and your words is very usefull compared to others politicians Cheers.

  5. Maufo says:

    É claro que vivemos uma bolha, vide a queda brusca de 40% na venda de novos imóveis em São Paulo, nossa bolha se parece mais com a bolha espanhola do que americana, lá, como aqui, muitas pessoas compraram imóveis para especular com os valores, achando que os preços iriam subir eternamente, deu no que deu, aqui estamos indo pelo mesmo caminho, com crédito fácil, as pessoas acharam que comprando e revendedo depois com ágio, iriam enriquecer, assim construtoras e imobiliárias se aproveitaram da ingenuidade do brasileiro que não sabe poupar.
    Muitos dizem que o défcit de moradias no Brasil é grande, e que a renda da população está crescendo, mentira, défcit tem na classe baixa C e D, e vai continuar alto, pois os preços subiram muito além da renda do brasileiro, estamos com preços de países desenvolvidos, muito, mas muito além da capacidade de compra do brasileiro, quando começarem a entregar as chaves dos empreendimentos vendidos em 2009 e 2010, veremos o que especuladores irão fazer, não irão conseguir vender com o ágio que queriam, e muitos devolverão os imóveis para as construtoras que terão um mico na mão e terão que baixar os preços.
    Além de tudo, desde o início do ano as ações das construtoras estão derretendo na bolsa, ora, se o mercado está tão bem como vocês dizem, então pq as construtoras estão com as ações desvalorizadas? caíram bem mais que as ações de outros setores na Bovespa.
    Meu caro engenheiro, estamos vivendo uma crise sim maqueada pelo governo, as nossa população está ficando super endividada, vide o aumento contínuo da inadimplência, a queda na taxa de juros vai piorar mais ainda esse cenário, as incoporadoras irão sofrer na pele esse aumento exagerado no preço dos imóveis, pois ainda vivemos em um país pobre, porém muito caro.

    • tradingcafe says:

      Oi Maufo, é verdade, mas de alguma forma eles conseguem protelar os eventos e as notícias. É evidente que a nossa bolha não é igual a americana, e desta forma, irá estourar de forma diferente… Murchando até um evento maior ocorra, como a inadimplência nos bancos deste segmento e outras notícias ligadas ao setor. Que tem bolha, ah, isso eu tenho certeza. abs

  6. Diogo says:

    O que o nosso amigo Maufo tem fundamento. Digo-lhes por experiência própria: moro no sul de Minas e temos duas cidades – aproximadamente com o mesmo número de habitantes – sendo que uma delas a especulação de compra e venda foi maior. O resultado foi que nesta os preços se tornaram bem maiores do que na outra. Agora os preços estão estagnados e imóveis, cujos preços são astronômicos, estão há quase dois anos sendo oferecidos para venda.

    • tradingcafe says:

      Oi Diogo, benvindo ao tradingcafe. E isso, a “especulação” é a palavra-chave neste negócio. Muita gente percebeu e foi seduzido pelo canto da sereia da mídia e do marketing, que comprar imóvel na planta era um negócio da china… Et voilà! Vai subir, parar, perder força e cair forte. Leis básicas da física… abs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s