Os Eurocéticos, anglo-saxões, em sua maioria, podem chorar a vontade, o Euro não vai sumir!

Podem tentar à vontade, o Euro não vai sumir. O custo de voltar atrás na estratégia da criação da moeda única para a União Européia é infinintamente maior do que perdoar a dívida da Grécia ou fornecer ajuda a todos os países que estão com problemas na região. Por que não resolvem logo, então? Pelo simples fato de não parabenizar e agraciar com dinheiro quem não fez seu trabalho direito. Principalmente, ou até, exclusivamente, a Grécia. A Itália, Portugal e Espanha, tem solução de mercado. Notem que na zona do euro, os países não podem simplesmente emitir moeda nem controlar paridades, mas podem expandir a base monetária através da dívida, que é compensada pelos juros diferenciados dos spreads de risco individual. O problema grego, é o mau uso do capital, que não criou investimentos para geração de riqueza futura. Não é o problema da Itália, de Portugal ou da Espanha. Eis o impasse, a Europa (Alemanha, França e Holanda) desejam garantias de que se novo dinheiro for colocado, que garantias terão de receberem de volta ou de solucionarem os problemas atuais?
Do outro lado, os anglo-saxões, desejam, desde antes do euro existir, na época do E.C.U. (European Currency Unit) moeda escritural que precedeu a criação do Euro, fazer o projeto dar água. Já se passaram dez anos desde que a moeda entrou em circulação física e eles já conseguiram roer os cotovelos neste período.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , . Bookmark the permalink.

5 Responses to Os Eurocéticos, anglo-saxões, em sua maioria, podem chorar a vontade, o Euro não vai sumir!

  1. Marcos says:

    Fico feliz que o Euro continue. Sou a favor até de uma moeda mundial. Poderíamos viajar sem a necessidade de ficar convertendo moedas. Tomará que a União Europeia se fortaleça cada vez mais.

  2. Se a situação de hoje fosse um filme seria assim:

    O Titanic dos EUA rumando diretamente para um gigantesco Iceberg, enquanto a tripulação do navio fez todos os passageiros acreditarem que terroristas gregos estão a bordo, prestes a explodir pequenas bombas….

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s