E o mercado espera Ben Bernanke dizer alguma coisa… Será?

Olhando para os últimos acontecimentos no mercado, quando a esperança de que o Fed atue para solucionar de fato o problema que assola o planeta, o que foi que vimos? Ben Bernanke em silêncio, com cara de paisagem e não anuncia nada…”Eu vim para avisar que eu vou não vir…” Foi basicamente o recado que ele tem dado. Hoje, a reunião do FOMC (Federal Open market Committee), termina sua reunião de 2 dias iniciada ontem. O mercado mundial espera ansiosamente um anúncio efetivo de ações que o Fed irá tomar para relançar a economia americana na rota do crescimento. Volto a salientar que eu acredito que eles estão sem munição e sem muitas alternativas que já não pudessem ter sido apresentadas no passado recente, porque a crise é mais profunda e mais grave do que todas que já vimos antes. Se fosse algo simples e fácil, já teriam corrigido. Vamos aguardar, no início da tarde iremos saber.
Enquanto isso, na outra sala, o dólar está subindo… Não porque haja fundamentos para a alta, porque taxas de juros quase em 0% ao ano, inflação a quase 3,5% ao ano, aumento da impressão de oeda sem lastro, balança comercial negativa em mais de USD 600 bi, dívida governamental astronômica, desemprego alto, arrecadação de impostos baixa, são de longe, motivos óbvios para não se comprar a moeda americana. Não obstante, a moeda sobe. Pelo simples fato de haver uma falta de liquidez em dólares para cobertura de contas e desconfiança entre os agentes financeiros entre si, fazendo posições vendidas na moeda serem zeradas. Quando você vende uma moeda você captura o benefício dos juros mais altos da outra, no caso vender dólar para comprar real, euro, yuan, coro norueguesa, dólar australiano, rúpia indiana, todas com taxas de juros superiores às do dólar. Porém, para vender o dólar ou você os tem já em conta, ou vovê toma um empréstimo o para cobrir a conta. é o que está acontecendo agora, os empréstimos secaram, você tem que zerar a posição vendida… o dólar sobe.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

6 Responses to E o mercado espera Ben Bernanke dizer alguma coisa… Será?

  1. Olá Ricardo,

    Venho acompanhando seus comentários e percebo, de sua parte, uma lucidez cristalina em relação aos fatos. Acredito que já estamos vivendo um período de guerra, mas não convencional, do qual a imprensa tem um importante papel.
    Olhando o mercado, observando a movimentação da moeda americana, percebo também que esta situação se casa bem com um momento de “estouro da bolha” gostaria que você comentasse a respeito e dissesse, em sua opinião o que vira depois:

    1. Monetarização das dívidas dos estados
    2. Corte de despesas e aumento de impostos com uma rápida e grande depressão.
    3. Não é nada disso, não estamos preparados para prever o que virá até o fim do 4º trimestre.

    Um Grande Abraço,

    Romeu Jr.

    • tradingcafe says:

      Oi Romeu, benvindo ao trading café. Legal teu comentário e confesso, que das tres alternativas, as tres tem grandes possibilidades de acontecerem juntas! Alguns anos atrás, no final de década de 90, eu escrevi um artigo para um jornal daqui de SP falando sobre os estilos de guerras da modernidade. Sim, a mídia fomenta e se esconde, temos “supervisão” velada do que pode e não pode falar e temos o mercado financeiro e seus instrumentos e interesses. O que é a guerra senão uma transferência maciça de poder e riqueza em curtos espaços de tempo? para que a guerra aberta, nos moldes da idade média quando podemos fazer incisões cirúrgicas no que nos interessa? Entortar até quebrar… significaria fazermso uma mudança radical nos meios e conceitos do mundo em que vivemos, será que vamos entortar até este ponto? Os indicadores me mostram que sim, já passamos de certos limites e a crdibilidade que o sistema apresenta hoje é dividida entre inercial e temerária. Inércia do que sempre foi e não queremos mudar e temor do que virá se perdermos a crença nos parâmetros que estamos habituados. O quadro está se desenrolando para uma mudança de paradigmas a exemplo do que foi visto na idade antiga, das potências que subiram e sumiram… Espero que eu esteja errado porque também eu estou envolto na inércia do que vivemos… abs Romeu, valeu

  2. Tulio says:

    Ricardo,

    foge do assunto, mas achei que valia a pena te mostrar, com outros dados pode até abrir alguma oportunidade no segmento para o futuro: http://www.economist.com/blogs/gulliver/2011/09/aviation-industry

    Abraço

  3. Zão says:

    Acho que vão esperar quem nem criança espera na noite de 24 de dezembro… Só que o o Bom Velhinho nunca vem, da mesma forma que o Velho Ben…

    Fico imaginando qual seria a reação do mercado se o Bernanke meio que chutasse o balde, subisse no palanque e dissesse algo como: “Olha, estamos ferrados, chegamos no fundo do poço, devemos a Deus e ao mundo, não temos meio de sanar essa dívida, a situação da economia está desabando sem perspectiva de melhora, e nem eu, nem Obama, nem ninguém fazemos a menor idéia do que fazer. Percam as esperanças no governo americano. Obrigado pela atenção.”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s