O Brasil coloca USD 10 bi a disposição da Europa, via FMI ou não

O ministro Guido Mantega colocou a disposição da Europa USD 10 bi para auxiliar no socorro aos países europeus, para que saiam desta crise atual. Foi anunciado no jornal italiano que o Brasil vai sugerir aos membros do BRICS para efetuarem esforço similar para resolverem este impasse e dificuldade de financiar as dívidas daqueles países, via FMI ou através da aquisição de bônus emitidos pelos países diretamente. Boa jogada.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , . Bookmark the permalink.

6 Responses to O Brasil coloca USD 10 bi a disposição da Europa, via FMI ou não

  1. J.R. Vensan says:

    Ricardo, eu somente concordaria com uma medida dessas se o Brasil de alguma forma ficasse com um pedaço da Europa, e tivesse instrumentos para controlar a gastança de lá e o crescimento deste investimento. Chega desse negócio de “dar” o que temos, o que a custo foi conseguido, sem obtermos vantagens em troca. Mal conseguimos uma certa segurança financeira, tão almejada por décadas, sendo que ainda temos todo o restante de uma sociedade tão carente de conteúdo para consertar, e já estamos dando o nosso dinheiro?
    A troco de quê, afinal?
    Abraço
    JR

  2. Me says:

    Você diz boa jogada para nosso país? Ou para solucionar a crise de lá?

    • tradingcafe says:

      Oi Me, boa jogada para o nosso país ao solucionarmos a crise de lá. As crises custam caro, prejudicam a economia do nosso país e nos atrapalha porque a Europa é um grande importador de produtos brasileiros. Ao ajudarmos, eles melhoram suas condições e ganhamos com isso e ganhamos uma imagem positiva. Nos momentos de dificuldade que conhecemos nossos amigos de verdade e o Brasil será lembrado por isso. Eu acho que é uma boa jogada e ainda, os juros estão mais altos do que os pagos pelos tesouro americano, teremos um melhor retorno nas aplicações das nossas reservas e este valor de USD 10bi representa apenas 2,85% do total de reservas que temos… abs

  3. mauricio says:

    mais uma ótima idéia do cérebro de manteiga que (tenta) manda na economia:

    capta esses 10 bilhões a juro da SELIC perto de 12%
    pra depois emprestar pra comprar bonds de países semi-falidos (grécia, espanha e etc), que, caso decidam pagar os juros, vão render uma maravilha de uns 5%

    gente, é ou não é um verdadeiro gênio esse nosso ministro?

    pensando bem, é um gênio sim. porque imaginem se ele fosse burro? ele ia querer emprestar 100 bilhões, ao invés de 10…

    • J.R. Vensan says:

      Pois é, penso o mesmo, só que sem entender nada de números.
      A impressão que tenho é que a diplomacia americana está por trás dessa jogada, agindo nos bastidores em seu quintal latino, promovendo a “política da bazuca” de injetar a economia com dinheiro (o tal “tiro de bazuca” do Henry Paulson – veja onde isso os levou), só que com a abordagem que no momento é mais popular nos EUA de não fazer isso diretamente (veja a intervenção militar na Líbia – teria o mesmo “rationale”).
      Ou será que estou delirando, e o Brasil tem um objetivo claro de expansão nesse jogo??
      JR

      • mauricio says:

        cara, o objetivo do brasil é unicamente o devaneio dos políticos, que depois de conseguirem encrustar na cabeça do povo que todos ficaram ricos via aumento “real” do salário, desemprego menor da história, e preços absolutamente normais para imóveis, nada como “emprestar dinheiro pra país rico” para fechar com chave de ouro o novo status quo do brasil!

        quero dizer, isso me parece muito mais mais uma fantasia fetichista do lula, do que qualquer outra coisa, vide episódio de quando o brasil quitou a divida com o fmi e passou a emprestar dinheiro a ele!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s