As bolsas subiram no vazio… No Brasil, adeus ao juros real…

Podemos acreditar em duendes, em OVNIs, papai noel, na seleção brasileira, que a crise acabou, que a bolsa vai subir ou em qualquer coisa que desejamos. A realidade é que nada em efeito foi feito para corrigir os erros e mais erros são trazidos a pauta diariamente. SE o problema fosse fácil, os países já teriam resolvido. Não é concebível essa instabilidade se supostamente conhecemos os problemas. Basta corrigi-los. Mas, as bolsas tiveram alguns dias de euforia infundada, de papai noel e duendes e…. nada!
O Governo brasileiro, que sabe cobrar impostos e criar IOF para respirarmos está com sua agenda completa. Juros reais (taxa de juros nominal-inflação) estão se enxugando e pretendem fazer essa diferença sumir. Estão querendo tirar o prêmio da nossa moeda e baratear o custo de manutenção da dívida brasileira. Enquanto isso, como resultado, eles beneficiam os estrangeiros que não consomem no Brasil (portanto não tem nossa inflação e custo de vida exorbitantes…) e não pagam imposto de renda no ganho de capital nos títulos do tesouro nacional de longo prazo. A agenda do governo é penalizar brasileiros com a inflação e os impostos, forçar o consumo interno enquanto a inflação sobe e trazem os preços das ações das empresas da Bovespa para cima, porque se não temos retorno em investir, teremos que consumir e a receita das empresas sobem trazendo o preço das ações para cima. Tudo isso enquanto o dólar sobe e fica mais caro para consumirmos no exterior, que está ridículo de barato comparado com os absurdos do Brasil. Aqui em Luandam que tem o custo de vida super alto, não produzem o chocolate Kit Kat e ele custa R$ 3,50 em um supermercado de estrangeiros (mais caro…) em São Paulo, o kit kat produzido no Brasil… custa R$ 6,00… só um exemplo fútil de um economista chocólatra… A situação está quase que insustentável e não vai dar para prolongarem mais. Precisam ajustar os parâmetros da economia rápido porque não estaremos em condições de manter essa farsa por muito mais tempo. Asmedidas artificiais na economia causam trasntornos reais e não irão demorar para aparecer. A bolsa vai cair mais e o dólar vai subir, por um tempo e depois vai despencar forte.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

15 Responses to As bolsas subiram no vazio… No Brasil, adeus ao juros real…

  1. Rafael says:

    E o que nós podemos fazer para nos defender?

  2. Andre says:

    Off topic:
    outro excelente blog sobre mercados/economia: http://www.drunkeynesian.blogspot.com
    Caso não conheça fica a dica.
    Abs

  3. Thiago says:

    Olá

    Qual o raciocínio por trás de dizer que “o dólar vai despencar”?

    Inflação + Dólar caindo, não entendo. Será bom para os investidores em renda-fixa estrangeiros, obviamente

    • tradingcafe says:

      Oi Thiago, benvindo. O raciocínio é baseado em macroe-economia. As contas do país não sustentam a Fiat Currency chamada dollar. A moeda não tem lastro real nem lastro nos parâmetros atuais de paridade do poder de compra. A economia está em frangalhos e o governo está simplesmente imprimendo dinheiro para pagar contas. As dívidas americanas e passivo a descoberto superam o número de 100 trilhões de dólares. Aliado a isso, temos a perda de confiança na moeda que está por perder o status de moeda de reserva internacional conferida a ela em bretton woodsm lastreada em ouro, quye já nãi existe desde 1971. Desta forma, quando o mercado realizar a drenagem que está ocorrendo, os eventos na europa se desenrolarem, voltaremos aos fundamentos e o dólar não vale a cotação que está sendo negociado hoje. abs

  4. Olá Ricardo!
    Eu tenho muita vontade de conhecer Angola. no início do ano passado tive até o convite de ir aí numa missão de empresários, mas não deu certo.
    Gostaria de especular, na sua visão de que o dolar sobe para cair forte depois, se na verdade, o que está acontecendo hoje é uma maciça operação de “Carry Trade”, onde agora, com o dolar alto (tanto quanto possível) os especuladores estão “carregando a árvore” para depois que a queda vier, estes mesmos saírem com os bolsos cheios. Faz sentido uma vez que a intenção nos EUA é baixar ainda mais os juros de LP…. O que vc acha?

    Abs!
    Romeu Jr.

    • tradingcafe says:

      Oi Romeu, Angola é legal, vale a pena conhecer, principalmente se vc tiver a oportunidade de conhecer as províncias do interior. Um país muito rico e com pessoas legais que gostam dos brasileiros.
      Sobre o mercado, não, na verdade a operação era de carry trade antes, vendendo dollar e ganhando os juros de real. Agora a operação é de drenagem e zeragem de conats negativas pela excassez do dólar porque os bancos fecharam a torneira entre si, não querendo correr o risco de crédito deles próprios. Secam os empréstimos e eles são obrigados a comprar para cobrir contas. Os Estados Unidos não obterão resultado de crescimento econômico em baixar a txa de juros de longo prazo, nem do curto prazo, a economia está insensível a política monetária porque os problemas são estruturais, de endividamento familiar, governamental e um porblema estrutural de imposiibilidade de substituição de produtos importados por produtos nacionais, eles não tem o parque industrial para produzir o que consomem. A balança comercial americana é híper negativa. Então, estamos em sinuca… e com o taco quebrado… abs

  5. Pingback: As bolsas sobiram no vazio… No Brasil, adeus ao juros real … | Info Brasil

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s