A pretensão e a soberba proveniente de se estar por cima… De Roma até hoje… desindustrialização

Depois de séculos gozando da supremacia econômica no planeta, alguns países ricos caíram na armadilha de se sentirem superiores e se tornaram descuidados, negligentes. A manutenção da supremacia é tão importante como o processo de atingí-la. Desde os tempos de Roma, que cometeu o mesmo erro que os Estados Unidos e Reino Unido cometeram nos tempos atuais, que se sabe que a riqueza deve ser construída e mantida com um planejamento para tal. A credibilidade é conquistada mas é muito sutíl e frágil. Em suma, Roma, não produzia nada, mas crescia conforme conquistava outros países, saqueava e cobrava impostos. Parou de conquistar e morreu. Os Estados Unidos e a Inglaterra operavam com o mesmo business plan modernizado. Fecharam suas fábricas, pararam de xportar, não produzem nada e são dependentes de importações. Quando se importa, se exporta trabalho paraoutros países. A população local fica sem empregos e sem oportunidades, se endivida acreditando que um dia melhora. Os anos passam e o problema atinge proporções gigantescas. Onde está a supremacia deles agora, com dívidas astronômicas, com desemprego alto, sem arrecadação suficiente para manter a máquina inchada? Emitem bonds, dívida governamental, sufocam a economia e matam a iniciativa privada, que de fato cria a riqueza das nações. O governo cria gastos e jamais riqueza. Os países ricos, acreditando quesua posição jamais seria disputada, inciaram um processo de desindutrailização. As fábricase as exportações para os países mais pobres, emergentes e os ricos de outrora estão perguntando: Você sabe com quem está falando? E todos nós estamos respondendo: Sim, com um país presunçoso, pobre e preguiçoso. è a minha resposta. No Brasil, temos que abrir os olhos, porque estamos no meio. Os encargos sociais e a carga tributária absurda que pagamos vai nos custar caro muito em breve, estamos sem competitividade com relação aos asiáticos e em breve isto nos causará problemas e estaremos exportando empregos e importando tudo, menos as riquezas naturais do nosso país, que já estavam aí quando chegamos e agora arrancamos do solo e vendemos para o mundo. Até quando? O governo tem que ser menos ganancioso e reduzir seus gastos astronômicos, reduzir os encargos sociais na folha de pagamento e reduzir a carga tributária para o Brasil voltar a ser um país competitivo, antes que seja tarde…

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to A pretensão e a soberba proveniente de se estar por cima… De Roma até hoje… desindustrialização

  1. Tulio says:

    Ricardo, quando assisto aos protestos de funcionários públicos gregos, relutando em cortar a própria carne pelo bem do país, fico imaginando se não estamos em direção semelhante…

    Abs, Tulio

    • tradingcafe says:

      oi Tulio, sim estamos, com a diferença que a economia brasileira ainda está crescendo, estamos pagando muitos impostos e o governo nada de braçadas… se a situação virar para uma recessão, a festa acaba e ficamos na mesma situação… abs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s