Governos e governantes: Democracia? é melhor olharmos de mais perto…

É interessante notar como os governantes são excelentes negociadores em causa própria, ja,ais pela democracia. Os governos são eleitos para o povo e estes governam para si mesmos. A última prova disso e este acordo firmado nesta madrugada na Europa. O governo vive com dinheiro arrecadado da população. Gasta como quer e gasta mal, não investe esses recursos que foram depositados na conta do governopelo voto público. O acordo europeu perdoa 50% da dívida dos gregos, somente dos investidores (detentores dos bonds) privados, bancos e pessoas como eu e vocês. Os bonds gregos que os governos dos outros países compraram não sofrerão este desconto, prejuízo. Eles causam o problema e administram mal os recursos, cobram impostos e quando há prejuízo, o investidor privado paga novamente… Bem democrático… Basicamente é assim, quando estou bem financeiramente vocês dão meus empregados, quando o negócio vaimal e perde dinheiro, todos viramos sócios. Empregados quando há lucros enorme e sócios quando há prejuízos. Parece um bom negócio… mas longe de ser democrático porque a opinião pública não é ouvida quando estas decisões são tomadas.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , . Bookmark the permalink.

3 Responses to Governos e governantes: Democracia? é melhor olharmos de mais perto…

  1. Zão says:

    Coberto de razão, Ricardo. Traduziu direitinho o que penso. Mas infelizmente só dá pra sentir revolta, não pena. A democracia é um sistema político com uma série de defeitos, mas uma coisa é certa sobre ela: o povo recebe o governo que merece.

  2. Zão says:

    Andei lendo várias matérias interessantes sobre o capitalismo (infelizmente não lembro as fontes. Fico lendo as coisas por aí e nunca gravo onde). Muitos economistas estão finalmente acordando para a óbvia realidade de que o poder de auto-regulação do mercado é verdadeiro apenas até certo ponto. O livre mercado absoluto, a livre concorrência sem qualquer critério, o capitalismo completamente solto são coisas nocivas. Concentram inevitavelmente as riquezas nas mãos de muito poucos, e tornam o resto da humanidade um bando de escravos. Nos EUA mesmo, vi a estatística de que a riqueza das classes mais baixas aumentou 20% nas últimas décadas, enquanto a das classes mais altas aumentou mais de 200%.

    O ser humano é naturalmente egoísta e ambicioso. Sempre deseja ter mais que seu semelhante, ainda que não precise deste excesso. O capitalismo tem a vantagem de colocar esses dois defeitos a favor do processo produtivo, da geração de riqueza, mas o capitalismo sem controle faz com estes defeitos se tornem superlativos, dominando tudo. Assim, o capitalismo pode até ser bem sucedido na geração da riqueza, mas falha vergonhosamente na parte de distribuir essa riqueza. E se temos um sistema que tende a gerar uma oligarquia poderosa e uma imensa massa de dominados miseráveis, há algo de errado com esse sistema.

    A resposta certamente não está com o comunismo, que seria um sistema ideal para uma sociedade de homens perfeitos (que não conhecemos ainda), mas o capitalismo selvagem já demonstrou que também não é resposta. Cabe então procurar o que seria. Um meio termo, talvez, um “capitalismo controlado”.

    Mas controlado por que? Todo controle pressupõe a existência de uma elite que imponha tal controle. É, acho que a humanidade vai ter que apanhar um tempo ainda antes de ter essa resposta.

    • tradingcafe says:

      OI Záo, concordo com vc e acho que a situação atual é igual a contratar uma alcatéia de lobos para cuidar de um enorme rebanho de ovelhas, eles vão saber se auto-regular… obrigado, amigo, abs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s