Angela Merkel fala duro, mercados respondem positivamente

A chanceler alemã, Angela Merkel, em discurso diante do congresso alemão, recusou a emissão de novas dívidas pelo BCE e insistiu que o caminho para o solucionamento da crise, que será a longo prazo, deverá focar na disciplina orçamentária dos países. O sistema financerio europeu está mais forte, conforme o tempo passa, pelas ações de oferta de liquidez semanal oferecida pelos bancos centrais e também pela venda de ativos e empresas subsidiárias. Estas medidas reforçam o sistema e as bolsas estão subindo e o eruo também. Do outro lado do Atlântico, a taxa de desemprego americana foi anunciada esta manhã, com uma boa surpresa no geral, a queda de 9% para 8,6% o nível de desemprego do país. Verdade ou não, é uma boa notícia. O dólar segue em queda, pois quando retornamos aos fundamentos, a moeda americana está fraca, com inflação alta no país e taxas de juros de mercado não-condizentes com os fatores macro-econômicos e nem com o risco apresentado pela fragiliddae econômica da nação. No Brasil, a Bovespa, com novidades positivas, a extinção do IOF de 2% cobrado de investidores estrangeiros, ainda patina e não consegue pensar sozinha… está em alta e em baixa. O dólar por aqui, meio apático, busca quebrar o suporte em 1,7820, para rumar para o patamar de R$ 1,75. Sem novidades extras, teremos o dólar mais baixo na semana que vem. Não significa que ficará por lá, pois a volatiliddae está alta devido a ausência de soluções mais definitivas para a crise no exterior.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

4 Responses to Angela Merkel fala duro, mercados respondem positivamente

  1. Marcos says:

    Ricardo,

    Para alguns países, seguir a disciplina orçamentária é bastante impopular, apesar de ser o caminho correto. A Angela Merkel manteria o discurso se ela tivesse que fazer esses ajustes na Alemanha? O povo alemão aceitaria esses ajustes sem protestos?

    Minhas perguntas são na tentativa de entender se o povo alemão é culturalmente diferente em relação ao povo grego, espanhol e português no que tange a benesses socialista.

    Abraços,
    Marcos

    • tradingcafe says:

      Oi Marcos, sim, o povo alemão é diferente do povo grego. Os povos mediterrâneos tendem a ter um comportamento menos austero e mais relaxado de alguma forma. Os alemães se enquadram ana austeridade com maior facilidade. Os povos em geral não gostam de perder benefícios, mas na Alemanha,como na Inglaterra existem muitos estrangeiros que se beneficiam do sistema social do governo. Este fato pode gerar uma hostilidade em relação aos estrangeiros e um sentimengto maior de nacionalismo… Na minha visão, a Alemanha consegue com facilidade. Abs

  2. Carlos says:

    Marcos, a Alemanha JÁ segue essa disciplina. E o povo alemão é culturalmente MUITO diferente dos gregos e latinos. Em vez de procurarem o culpado no exterior, esses países deveriam olhar para o próprio umbigo. O que o governo grego, português e espanhol fez com todo o dinheiro que recebeu?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s