Amanhã, gravação do Trading Cafe TV, sugestões?

Vamos gravar amanhã, alguma sugestão de temas?

This entry was posted in Mundo estranho and tagged . Bookmark the permalink.

21 Responses to Amanhã, gravação do Trading Cafe TV, sugestões?

  1. Diogo says:

    Sugiro o famoso clichê: retrospectiva sobre finanças, investimentos e mercado em 2011 e perspectivas para 2012 rsrs

  2. Leo says:

    Ações que o governo DEVERIA tomar para o Brasil retomar o crescimento.

  3. Adamiak says:

    Seria bom falar sobre a estagnação do mercado doméstico e as implicações pro próximo ano. Algum impacto nos preços dos imóveis?

  4. Marcos says:

    Ricardo,

    Gostei da ideia do Diogo. Também seria legal falar de como revertido o crescimento de 2008 e se agora seria possível fazer o mesmo.

    Abraços,
    Marcos

  5. Me says:

    Já tem uma série bem interessante de “como ficar rico”, então imagino que você vá continuá-la.
    Não sei se precisar ser assunto principal, mas poderia mencionar essas redução de impostos em mercadorias? Inflação?

  6. J.R. Vensan says:

    Ricardo, talvez fosse interessante você contrapor a forte resposta de estabilização da Europa essa semana com o “ataque” das agências de rating americanas. Coincidência? O que estaria por trás disso?

    Ontem, no Jornal das 10 da Globo News, o Sardemberg disse que os EUA têm uma probabilidade maior de sairem da crise antes da Europa. Ele não deu justificativas para esta afirmação. Fiquei confuso… por quê ele teria essa opinião, que é aparentemente tão divergente da sua? A sua inclusive me parece bastante coerente, mas ele está num veículo que carrega em si grande responsabilidade pelo tamanho da projeção que tem. Talvez valesse a pena um comentário sobre os comentaristas e suas abordagens malucas e de onde elas vêm – afinal, é tudo teoria e cada um tem a sua. Mas, será que ele falou besteira estando na Globo??

    Abraço e até amanhã!
    JR

    • rcesar says:

      JR,
      Não dá pra confiar na mídia convencional. Eles nunca dariam uma notícia ou opinião que fosse contra o interesse dos patrocinadores.

      O problema agora não é de quem vai sair primeiro ou segundo da crise, o problema é que estamos todos no mesmo barco e quando a crise se agravar (o que é muito provável) vai todo mundo afundar, USA, Europa, China, Brasil, Rússia, Índia, etc. A Europa simplesmente é a bola da vez porque calhou de ter um falha estrutural no Euro que a deixou sem muito jogo de cintura, mas a primeira pedra do dominó poderia ser os USA, a China, o Japão, não importa. Quando cair, todo mundo vai junto. (a falha estrutural do Euro que eu falei é de ter uma moeda única mas com várias políticas fiscais independentes).

      No entanto, eu acho que a Europa teria melhor condições de sair da crise do que os USA por uma simples razão: menor dependência de energia.

      • tradingcafe says:

        OI JR, na verdade, nãom dá mesmo. Temso que ler diversas fontes interessadas e fazer a triagem do que pode ser a notícia real por trás da notícia oferecida… abs

    • A Schumann says:

      O comentário do Sardemberg pode estar apoiado em uma notícia da Bloomberg: 41% apontam EUA como o mercado com perspectiva de melhor performance em 2012 !
      http://www.bloomberg.com/news/2011-12-07/american-economy-rebounding-as-rising-favorite-of-investors-in-global-poll.html

      Parece-me que a política de jogar os holofotes para problemas na Europa está trazendo algum resultado, levando investidores a preferirem EUA a Europa. Será que se se trata de um jogo de luzes (de curto prazo), ou se é tentar transformar a mentira em verdade de tanto repeti-la para sustentar o império mais algum tempo.

      Mas como tema (se ainda der tempo) sugiro comentar se há risco de (e, se houver, como evitar) uma grande depressão a la 1929 .
      Segue um link interessante da história de 29 (é longo): http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/crise-de-1929/35073/
      O momento é outro, as regras são outras, mas algumas semelhanças existem como o descontrole do mercado financeiro…

      • tradingcafe says:

        Bom dia A. Schumann, obrigado. O Sardenberg e a mídia brasileira segue o americanismo. A Bloomberg, juntamente com o resto da mídia americanizada seguem o mesmo moto. A América não tem como reagir positivamente diante desta crise porque se desindustrializou, nõa consegue utilizar o efeito substituição de importados, deixando o rombo da balança comericial cada vez maior. A taxa de desemprego real é superior a 16%, com quase 24 milhões de desempregados dentre 140 milhões de mão de obra ativa. A dívida da população é superior ao PIB americano, ultrapassa os 15 trilhões de dólares. Os gastos do governo são superiores a 7 trilhões de dólares neste ano e a arrecadação está em queda, atingingo apena 4 trilhões de dólares nas esferas dos governso federal, estadula e municipal. O dólar fraco, piora a situação deles que são importadores líquidos… Não acredito que 2012 será um bom ano para eles. A dívida total americana, é superior a 54 trilhões de dólares e o passivo sem funding… é de 116 trilhões de dólares. Estamos diante de um grande crossroad e vamos ter um ano difícil no contexto internacional. Para reverter esse quadro, precisamos de ações fortes, juros mais compatíveis com a inflação e governos que tomem decisões baseadas na necessidade real e não em posicionamentos populistas ou voltados para a próxima eleição. parece mesmo a crise de 1929, em grande escala. Vou gravar daqui a pouco… abs e muito obrigado pela contribuição!

  7. Mauro says:

    Sugestão de tema: “Crescimento do Brasil baseado em crédito: ferramenta sustentável ou uma bomba relógio?” Poderia traçar pormenores sobre esse crescimento econômico baseado em crédito, seus pontos positivos e seus riscos, principalmente ao Brasil.

  8. simone says:

    BISTRO CREPE DE PARIS

  9. simone says:

    Sugestão de como e o que te deixa um pobre miserável no Brasil ?

  10. Pedro Neves says:

    – Brasil
    Seria legal um follow up dos comentários anteriores sobre bolha imobiliária no Brasil e acrescentar sobre mercado de fabricação de automóveis x importaçao após 15/12 quando IPI voltará a ser aplicado.

    – Mundo
    O papel da China tem sido de coadjuvante em todo o cenário, enquanto acreditam que o USA pode ainda exercer um papel de salvador da economia mundial. O revés destes papéis parece estar mais próximo… A China pode ainda fomentar crescimento, mas estaremos colapsando mais rapidamente os recursos naturais … Gostaria de seus comentários…

    Abraços
    Pedro Neves

  11. Luiz says:

    ESTAGFLAÇÃO
    ao fundo patinhos no lago do ibirapuera
    abrx

  12. simone says:

    Nova proposta para Lei da Copa limita meia entrada e libera álcool
    O Deputado Vicente Cândido (PT-SP) apresentou ontem seu parecer sobre a Lei Geral da Copa, o qual libera a venda de bebidas alcoólicas em estádios. A permissão vai além dos eventos da Fifa (Copa das Confederações e Copa do Mundo) porque promove alteração no Estatuto do Torcedor para garantir a mudança também em jogos de campeonatos nacionais.

    . O relatório, atendendo à demanda da Fifa, limita o direito a preços mais baixos em ingressos para estudantes e idosos a uma cota social, que atenderá também a indígenas e beneficiários de programas de transferência de renda, caso do Bolsa Família. Como já foi acertado um pedido de vista, o projeto será votado pela comissão na próxima semana.

    . A liberação da venda de bebidas alcoólicas nos estádios é uma exigência da Fifa para atender a um de seus patrocinadores, a americana “Budweiser”. O relatório altera o Estatuto do Torcedor para determinar a permissão da venda em bares, restaurantes ou estabelecimentos similares dentro dos estádios.

  13. mauricio says:

    “por que voce não deve acreditar na equipe economica do governo quando ela diz que a deterioração da situação na indústria e posterior declínio econômico brasileiro não é reflexo da crise externa, e sim de más políticas fiscais e monetárias feitas pela própria equipe, e por que a situação não irá melhorar no próximo ano, apesar dos outros especialistas vendidos dizerem o contrário”

  14. Renata Mizies says:

    Ricardo,

    Sugiro falar sobre a postura vergonhosa
    das agências de rating; as perspectivas
    para o mercado imobiliário; visão geral
    do cenário internacional.
    O tema pode até ser clichê, mas é sempre
    bom ouvir uma opinião independente rs.

    Abs.,

    Renata Miziés

  15. Marcos Silva says:

    Já deu no saco essa Europa!
    Que tal nao falar de Economia e convidar alguem para uma entrevista, um debate…..por exemplo sobre empreendedorismo!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s