Bolha Imobiliária no Brasil

This entry was posted in Mundo estranho and tagged . Bookmark the permalink.

9 Responses to Bolha Imobiliária no Brasil

  1. rcesar says:

    Oi Ricardo,

    Não entendi a questão da desvalorização cambial ser um mecanismo de correção da bolha. Seria para o investidor externo com certeza, mas para o brasileiro a correção pela desvalorização cambial só aconteceria se os salários fossem também corrigidos por essa mesma desvalorização, trazendo os preços para dentro da zona de “afordability”, certo?

    Abcs,
    Roberto.

  2. rcesar says:

    Oi Ricardo,

    Você falou que através das taxas de juros se corrige essa deficiência. Que deficiência exatamente você se refere?

    Também não ficou claro como taxas de juros mais alta fariam os preços dos imóveis ficarem mais errados ainda e o porque dos alugueis subirem nesse cenário.

    Um abraco,
    Roberto.

    • Daniel says:

      Porque os títulos do governo são a forma (teoricamente) de investimento mais segura.
      Se os juros subirem, a relação alugel/preço de imóvel precisa se modificar para ficar em linha com os juros, senão ninguém mais vai querer alugar, vai todo mundo pra renda fixa.
      Ex. Digamos que hoje um apartamento de 200mil é alugado por 1,5mil. A taxa de retorno é de 0,75% ao mês. Ou seja, em linha com os juros (+/- 0,85% ao mês).
      Se os juros subirem para 2%am essa difereça fica muito grande o atrativo para investimento em imóveis acaba desaparecendo. Solução: Subir os preços do aluguel de forma que a relação fique perto de 2%am ou o preço dos imóveis deve cair para que a relação fique próxima dos 2%am (o que é mais provável).
      Digamos que o preço do imóvel caia para 75 mil. O retorno o imóvel volta aos 2%am.
      A mesma coisa acontece se o preço do aluguel subir para 4mil.

      Não sei se fui claro, mas acho que é essa a idéia.

      • tradingcafe says:

        Oi Daniel, é exatamente isso, com os juros mais altos, os ajustes etrão que acontecer nos preços do imóveis e nas relações aluguel/preço do imóvel. Os títulos do tesouro nacional são a forma de investimento mais segura porque tem a garantia do governo federal, que detém o poder de impressão de moeda. Numa eventualidade ruim, o governo sempre poderá imprimir dinheiro para pagar suas dívidas em moeda nacional… Mais ou menos o que os Esatdos Unidos estão fazendo agora. abs, obrigado

      • rcesar says:

        Oi Daniel,

        As coisas estão começando a serem esclarecidas (hehehehe). Sim, agora eu entendi o que o Ricardo quis dizer com “deficiência” e os “preços errados”. É simplesmente uma questão de retorno do investimento.

        Também entendi que a alta dos juros faria essa relação ficar desfavorável e forçaria o preço dos aluguei pra cima pra buscar um alinhamento. No entanto não dá pra subir aluguel acima da renda. Por mais que se force o aluguel pra cima, vai haver um limite que é o que as pessoas podem comprometer do seu salário para aluguel. Nesse cenário o alinhamento seria feito pela redução do valor do imóvel em vez do aumento do aluguel, certo?

  3. veiga says:

    Ricardo,

    Você deveria ser entrevistado no Canal Livre, Conta Corrente, Bloommberg.

    Iria fazer muita gente acordar!!!

    Parabens!

  4. Olá rcesar. Não sou expert em economia, mas me arrisco a responder.
    Alta nas taxas de juros se traduziria em menos crédito para as pessoas, o que tornaria menos lógico uma alta nos preços dos imóveis.
    E alta nas taxas de juros faria também o preço dos aluguéis estarem em maior desvantagem, pois um título iria render sem esforço muito mais do que o preço de um aluguel. Com isso seria de esperar que os aluguéis subissem para tentar acompanhar as taxas de juros.
    Quanto a deficiência que ele falou, acredito que seja a dos preços altos e a existência de muitas bolhas aqui no Brasil. Com uma alta na taxa de juros e menor crédito no mercado, a inflação seria menor e o poder de comprar ficaria maior, além de os investimentos em renda fixa ficarem mais atrativos.

    Por favor Ricardo, se falei alguma coisa errada me corrija. Muito bom estes vídeos do Trading Cafe TV.

    Abraços

    • rcesar says:

      Olá Além da Poupança,

      Sim, eu entendo que taxa de juros mais altas significa menos crédito disponível, mas a escassez de crédito “hoje” faria os preços dos imóveis “cair” e não “para de subir” (eu acredito que estamos no pico da bolha, portanto, se mantivéssemos as mesmas condições de mercado os imóveis não continuariam subindo). O equilíbrio entre preço do imóvel e aluguel se daria pela queda dos preços e não o aumento do aluguel.

      No meu entender, a subida de aluguel só é possível com aumento de renda. Aliás, o aluguel é exatamente o medidor de quanto o mercado pode pagar pois é exatamente o que sai do bolso das pessoas todo mês. Diferente da compra que depende de financiamento e, por conseguinte, disponibilidade de crédito.

      Abcs,
      Roberto.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s