Como ficar rico – Parte 4, Trading Café TV

This entry was posted in Mundo estranho and tagged . Bookmark the permalink.

11 Responses to Como ficar rico – Parte 4, Trading Café TV

  1. marcos.fernandesdapaz@hotmail.com says:

    Ricardo, qual seria o melhor investimento de médio risco para quem está inciando?

  2. J. Ricardo says:

    Olá, Ricardo. Tudo bem?

    Então, assistindo alguns vídeos no Youtube, acabei me deparando com o seu e não pude deixar de assisti-lo, afinal, o título é bem convidativo.

    Como lá no youtube vc não permite fazer comentários passei aqui pra tirar uma dúvida.
    Na verdade, é mais pra pedir um conselho mesmo.

    Eu tenho 19 anos e não trabalho. Estou na faculdade e estudo com bolsa.
    Mas, em 2012, é praticamente certo que eu comece a trabalhar.

    O emprego é temporário (2 anos), mas acho que dá pra guardar alguma coisa.
    E é exatamente sobre isso que eu gostaria de saber sua opinião.
    Não tenho problema em escrever aqui: Meu salário será de R$1.200,00 e pretendo guardar R$800,00 por mês ou, no mínimo, R$ 600,00.

    Ou seja, pra conseguir guardar isso, meus gastos terão que ser muito, muito controlados. Praticamente gastando apenas o essencial mesmo.

    Minha pergunta pra vc é sobre como gastar esse dinheiro que eu conseguir guardar.
    Supondo que eu tenha sido disciplinado e conseguido juntá-lo…

    >> Na sua opinião, o que vale mais a pena? Meus planos são esses:

    – Gastá-lo, assim que terminar o serviço. Com o quê?
    Pretendia pagar a Formatura da Faculdade e um Cursinho preparatório para a OAB no último ano da Faculdade (Faço Direito) e tirar minha CNH que ainda ñ tenho. Logo, acredito que não seria necessário guardar toda essa quantia por mês. Talvez, R$200 ou R$300 reais é mais que o suficiente, sobrando assim mais dinheiro no dia a dia.

    OU

    – Deixar o dinheiro guardado para qdo conseguir um novo emprego tentar repetir o processo e assim poder comprar ou dar entrada em um Terreno aqui na cidade onde eu moro.

    Fazer a formatura para mim não é algo tão importante. Posso viver sem isso.🙂 rsrs
    E um terreno BOM aqui na minha cidade está por volta de R$ 25/ R$30 mil reais.

    Estou indeciso pq se eu optar em guardar pra comprar o Terreno, é algo que levará muito tempo já que o dinheiro que eu guardar, por mais que eu economize, não será muito. uns R$15 mil, no máximo?

    Será que vale a pena, levando em consideração que eu terei que me privar de muitas coisas como festas, roupas e lazer?

    Por outro lado, se eu optar em guardar para pagar a formatura. Poderei gastar com as coisas aí de cima e fazer da faculdade uma experiência mais agradável.

    Entretanto, se eu ficar com a outra opção poderei, acredito eu, lá com os meus 25/26 anos ter meu próprio Terreno, pago com meu dinheiro.🙂

    Para ser sincero, prefiro guardar para futuramente comprar um terreno.
    MAS SERÁ QUE VALE A PENA O SACRIFÍCIO ?

    • tradingcafe says:

      Oi J. Ricardo, legal que vc escreveu perguntando isso, gostei e vc é muito benvindo. Vamois lá: o importante na vida e planejar, curtir e se preparar para o futuro. Em sua pergunat dá para ver como vc já está bem encaminhado e tenho certeza que terá muito sucesso como advogado. Bom, a métrica ideal é dividirmos o salário em três partes, uma de 10%, outra de 20% e a última de 70%. A de 10% você guarda para projetos de longo prazo (para depois dos 60 anos de idade). A de 20%, para projetos de curto e médio prazo (estudar, pós graduação, CNH, comprar o terreno, viajar, etc) e a última, de 70% do seu líquido, você se diverte, vive, vai as baladas, faz festa. A vida é um conjunto de evnetos e não podemos sempre postegar a adiar de aproveitarmos. Comprar o terreno é uma ótima idéia, talvez vc consiga um parcelamento e consiga abranger o pgto dentro do que vc ganha e ainda sobrar para vc se divertir! Valeu, abs

      • Me says:

        Ricardo, existe alguma razão “explicável” pra esses números? Ou é mais intuitivo, mesmo?

      • tradingcafe says:

        Oi Me, você fala dos 10, 20 e 70%?

      • Me says:

        Isso Ricardo. Geralmente vejo falarem em 10%, como um axioma de que não se perde muito na prática quando se extrai esse valor de algo. Conheço o 80/20 também, mas acho que se aplicaria a outras situações. Mas esse do 70%, 20%, 10%, confesso que não.

    • J.R. Vensan says:

      J. Ricardo, acho que tenho algo a dizer sobre isso. Converso muito disso com minha filha. Meus anos de universidade já se vão longe e eu te digo que a festa de formatura – qualquer festa de formatura – é uma despesa que não vale a pena, pois acaba ali mesmo.

      Já que você está aberto a sugestões, te digo que, na sua idade o melhor a fazer é investir em você mesmo. Use o dinheiro para coisas que te trarão mais benefícios, como fazer cursos de especialização, por exemplo.

      Mais do que um terreno (um investimento tradicional), o que você precisa agora é se transformar no maior fera da sua área. Invista agora em ser o melhor, e em poucos anos sua vida financeira ganhará mais velocidade do que se você deixar de investir em você para investir em quem te vendeu o terreno ou te emprestou a grana (pagando as prestações, você estará rendendo para outrem).

      Pague-se a si mesmo primeiro. E, nesta idade que você está, nenhum pagamento renderá mais dividendos do que estudar e se tornar um profissional de primeira linha.

      Quanto ao emprego, não perca a principal oportunidade que ele oferece: a de aprender vendo os mais experientes trabalhar, participando das atividades de uma empresa e conhecendo o funcionamento da sua área.

      Use seus empregos e o seu dinheiro para aprender. Aprender, aprender, aprender, sempre.

      Sendo o melhor J.Ricardo que você puder ser na vida, virão muitos outros terrenos e oportunidades no futuro.

      Um abraço e muito sucesso!

      JR

  3. Renato Messa says:

    Ricardo,
    Acompanho alguns economistas e lhe admiro muito pela sua clareza de propósito
    Gostaria de saber se você tem interesse em captar investidores?
    Grato
    Renato Messa

  4. Vinicius says:

    Se voce pensar bem pode ganhar sim um bom dinheiro com investimentos mas abrindo sua propria empresa ai sim vai ganhar dinheiro de verdade gostei do post e espero pelos próximos
    http://www.ganhemelhor.com/ganhar-dinheiro/ganhe-dinheiro-online/como-ficar-rico-passo-a-passo-inicie-com-10-reais/

Leave a Reply

