IPO do Facebook… Só tentam vender quando o mercado está no pico…

A intenção (at last…) da Empresa Facebook abrir seu capital no início do ano de 2012 denota a clara certeza de que o mercado já seguiu seu curso e os preços esperados pela empresa atingiram seu máximo. Assim, muito cuidado para aqueles que intencionam entrar no IPO. Lembrando que até o momento a empresa tem muito pouca geração de caixa e por mais bonitinho que seja a idéia, a história, o filme (?) a empresa tem que ter fluxo de caixa para justificar seu valuation. Eu, depois de muito relutar… abri uma conta no facebook este mês, queria entender o que tanto as pessoas acham demais nesse negócio. Confesso que não vi nada de surpreendente, ao contrário, não consegui, na minha curta visão de quem nasceu no século passado… ver pra que serve o negócio. Podem dizer que estou velho, que eu sou da era do Atari, do space invaders, do Túnel do tempo e do perdidos no espaço (Ultraman e Ultraseven também…) mas a verdade nua e crua é que não entendi até agora pra que serve aquilo…

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , . Bookmark the permalink.

20 Responses to IPO do Facebook… Só tentam vender quando o mercado está no pico…

  1. Você não é o único que está nesse barco não. Isso não é em relação de ser da época do Atari. Eu que sou mais novo também não vejo graça naquilo. É questão de feeling mesmo. Pior, cadê o dinheiro. Empresa tem que gerar dinheiro para os seus donos. Promessas só geram renda a partir do momento que deixam de ser promessas e se tornem realidade. Se ficar só na promessa, esse IPO vai ser igual a uma feira de terrenos na lua. E pelo andar da carruagem, essa promessa vai ter um preço caro!

    Abraços

  2. J.R. Vensan says:

    Ricardo, eu te entendo perfeitamente porque a minha atitude para o Facebook é a mesma que a sua. Mas, a minha filha adolescente usa o Facebook para tudo, para fazer trabalhos em grupo na escola, para combinar saídas com os amigos, saber o que os outros amigos de fora da escola estão fazendo… todo tipo de relacionamento que antes era feito pelo telefone, só que, como bem dizem sobre os tempos de hoje, “tudo ao mesmo tempo, agora”.

    Quanto à IPO, me lembrei da febre das IPOs de 2009 e 2010 no Brasil. Os valuations estavam assim também, no pico? Inclusive das muitas construtoras que fizeram IPO naquela época? Me pergunto se isso (IPO+auê publicitário) não seria uma forma um tanto desleal (para não dizer – e já dizendo – imoral) de levantar dinheiro??

    Abraço
    JR

    • tradingcafe says:

      Grande JR, sim, eu até entendo esta parte, mas não é uma reserva de mercado do facebook. Esta função que as pessoas utilizam o facebook pode ser facilmente reposta por qualquer outro novo ou velho concorrente. Sobretudo, como empresa, estas funções que as pessoas utilizam hoje não geram caixa para eles, não tem custo. Quando houver um custo para estas funções básicas, as pessoas irão procurar outra alternativa para obterem o mesmo resultado esperado. No fim das contas, sim, vc tem razão, é uma maneira de levantar dinheiro em cima de sonhos, como as Tulipas ou as ações da Mississipi… Obrigado JR, abs

  3. Diogo says:

    Não se sinta sozinho, meu amigo. Não sou tão jovem assim e sou formado em Ciência da Computação. Apesar na minha formação sou avesso às redes sociais e afins. Estas redes destroem os relacionamentos já existentes e torna superficiais os novos. Não sei o que é Facebook, não sei o que o Twitter faz e não tenho vergonha disto, rsrs.

    • tradingcafe says:

      Grande Diogo, obrigado. Eu tento acompanhar e tento entender essas ondas… Concordo plenamente com você, e sinto que tudo isso não passa de mais uma artimanha para manter as pessoas longe umas das outras, de si mesmas e longe de pensarem… O indivíduo que tem “tempo” para pensar se torna um problema para o Estabelecimento… “vamos manter todos ocupados e assim evitamos os problemas…”. Valeu, amigo, obrigado, abs

  4. Luiz says:

    Meu caro Ricardo, pois eu acho que é essa a próxima bolha, e está só começando.
    quem entrar em 2012 vai ganhar, não exatamente no leilão do IPO, mas no decorrer

  5. brunoliam says:

    Só digo uma coisa: Tulipas.

  6. tom says:

    O principal diferencial de ferramentas como o Facebook é o “broadcast”. Enquanto ferramentas antigas, vc só comunica de 1 para 1, no facebook vc comunica com várias pessoas ao mesmo tempo.

    Tá certo que se vc montar um site, dá pra fazer um broadcast também, mas depende da pessoa acessar o seu site. No facebook, as pessoas não precisam acessar o seu site, suas informações vão direto pro mural da pessoa. E se quiser, tb pode continuar se comunicando de 1 para 1.

    Tb acho que o valor que dão ao facebook é meio exagerado. Mas tem potencial de fazer dinheiro sim, não cobrando os usuários pelo acesso mas sim, a mesma tática do google, mostrando propagandas.

  7. veigalex says:

    Atari foi ótimo!!!… River Raid.. Enduro e Frostbite (Gelinho).. fui longe agora..

    Abraço!

  8. Thiago says:

    Que bom saber qua ainda existem alguns da minha espécie aqui..rs. Também não entendo o porquê desses excessos de sites de relacionamento. Tenho 37 anos e sou da época que twiter era um pequeno alto falante, alias, o twiter auto falante é muito mais útil que esse twiter do momento. Amigos, prefiro seguir o norte e pensar como Warren Buffett. Bom 2012 à todos !

    • tradingcafe says:

      Oi Thiago, o twiter do som as pessoas hoje nem conhecem… Fico feliz também em não estar sozinho… que as vezes parece… Grande Warren Buffett e também nosso garnde George Soros que acredita que os preços de mercado estão sempre errados… Bom 2012 par vc também! abs

  9. Zão says:

    Desde que houve o primeiro ajuntamento de 3 homens das cavernas, dois deles se reuniram para falar da vida do outro.

    O facebook é só uma evolução disso. Um método avançado para se informar e falar a vida alheia, uma central de fofocas virtual. A atração natural do ser humano por fofoca explica o sucesso.

    P.S: Bateu a maior saudade de jogar War…

    • tradingcafe says:

      Oi Zão, é verdade, sem uma fofoquinha a gente não vive… Esta função acho que eles desenvolvem bem no sistema. O legal de jogar war era encontrar os amigos, controlar o mundo… fazer mil estratégias e dar muita risada. Bateu a saudade também, rsrsrsrsr Valeu, Feliz ano bovo para vc! abs

  10. rcesar says:

    Oi Ricardo,

    Quer saber pra que o facebook serve, vai na página do patrick.net e veja a imagem que ele publicou do Zuckerberg e do Assage. Esta no meio das notícias do dia 28/12. Hilário.

    Abcs,
    Roberto.

Leave a Reply

