2011, um ano de proteção de capital, segurança foi o nome do jogo

Em 2011 tivemos um pouco de tudo, de expectativas e de resultados, de alta volatilidade e de eventos que causaram mudanças de paradigmas. Os resultados dos investimentos, no ano:

Bolsa de Valores: -18,11%
Dólar: +12,15%
Tesouro Nacional: LTN Venc. 01/01/2013 14,81% em 12 meses
NTN-F Venc. 01/01/2021 17,20% em 12 meses
NTN-b Venc. 15/05/2015 15,78% em 12 meses
Imóveis: ?
Ações da Gafisa: -64,94% no ano
Ações da Brookfield: -40,95% no ano
Ações da Cyrela: -30,67% no ano
Ações da MRV: -30,57% no ano
Ações da Rossi: -44,74% no ano

Para quem insistiu e acreditou nas empresas com “X”:

Ações da OGX: -31,90% no ano
Ações da MMX: -40,61% no ano
Ações da LLX: -28,75% no ano

Poupança:

Acumulado no ano: +7,3044%

Inflação:

Oficial, IPCA-15: +6,54%

Líquido da poupança: +0,7644% no ano…
Líquido da Bovespa: -24,65% no ano…
Líquido do Tesouro: aprox. 8,5% menos IR…

Foi um ano de proteção de capital e o campeão de retorno líquido foi o Tesouro Nacional.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , . Bookmark the permalink.

13 Responses to 2011, um ano de proteção de capital, segurança foi o nome do jogo

  1. Diogo says:

    Faltou incluir a variação do ouro. Com este cenário nebuloso foi uma forma conservadora de investimento ao longo do ano.

    • tradingcafe says:

      Grande Diogo, sim, é verdade. Essa é a motivação primordial que as pessoas tem quando compram o ouro, por isso, além de não pagar juros nem dividendos e não ser utilizado como alimento, o ouro não é um investimento tecnicamente falando. Quando compramos um mina de ouro, fazemos um investimento, se não, o ouro é um hedge e protege contra perda de poder de compra. abs

  2. Rodrigo says:

    Faltou o ouro. Se não me engano foi um rendimento de um pouco mais de 15 % a.a.

  3. Césare says:

    Trading
    Faltou incluir os fundos imobiliàrios.O que vc acha?Eles são “micos” e vão sofrer com um eventual estouro de bolha imobiliária?
    Felicidades e um 2012 pleno de realizações pra vc.

    • tradingcafe says:

      Oi Césare, os fundos imobiliários que apresentam seu retorno proveniente da exploração locatícia dos imóveis são bons investimentos e tem uma garantia contra a inflação, apresentam bons retornos, não são micos. Temos que observar porém, os detalhes específicos dos fundos na circular de oferta e também o balanço deles para sabermos sobre a conta de reavaliação do valor do imóvel. Nos outros estilos de fundos que “incorporam” temos que ter mais cuidado. Abs e um super 2012!

  4. Aldo says:

    Ricardo: primeiro te desejo um Feliz Ano Novo, e segundo quando tiver um tempinho poderia fazer um video ou um tutorial sobre Tesouro Nacional, explicando cada um dos tipos de investimentos? Sou leigo no assunto e desculpa se estou pedindo uma bobagem. Já entre no site do Tesouro Nacional mas fiquei com muitas duvidas. Obrigado Ricardo.

  5. Maciel says:

    Excelentes informacoes. Como faco para resgatar LTN? Recebi algumas de meu avo e gostaria de saber se voce conhece alguma instituicao financeira que faca isso e qual a taxa cobrada por este tipo de transacao.

    • tradingcafe says:

      Oi Maciel, conheço sim, mas não sei o que cada uma está cobrando. Normalmente, você deverá abrir uma conta em uma corretora, fazer o cadastro (é uma lei nova contra lavagem de dinheiro, obrigando todas as instituições financeiras ter o cadastro do cliente). Eu gosto muito de duas corretoras, a Magliano e a Banif. Vou checar na segunda quanto eles cobram para fazer isso, não é caro de toda forma e será mais barato do que nas corretoras dos bancos. abs

    • Diogo says:

      Eu tinha esta mesma dúvida também, Maciel. Pesquisando no mercado você encontrará uma grande variação entre as taxas de administração cobradas pelas chamadas agências de custódia. Algo que você pode fazer é procurar o banco onde você normalmente movimenta os seus proventos e verificar se eles oferecem a custódia. Sendo cliente você pode ter descontos em taxa etc. Vale lembrar que além das taxas corriqueiras seus títulos terão deduções no IR que variará conforme o tempo de resgate. Portanto, avalie inicialmente o seu perfil de investidor (valor pretendido, tempo de investimento etc). Outra coisa é que o título LTN é pré-fixado (assim você fica sabendo o quanto que ele irá render (se eu estiver errado o Ricardo não vai me deixar mentir sozinho rsrsrs). Este título é indicado para um cenário de baixa inflação (o que talvez não seja interesse para o próximo já que o governo continuará fomentando um cenário de alto consumo da parte dos brasileiros. Abraço.

  6. Daniel Souza says:

    Bom dia Ricardo,

    Excelente post sobre os retornos. Parabéns!

    Feliz 2012. Esperamos que você se mantenha na ativa.

    Grande abraço!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s