Alemanha capta recursos de curto prazo à taxas negativas

O tesouro alemão captou EUR 3,9 bilhões em letras financeiras de 180 dias cobrando “ágio” para guardar o dinheiro dos investidores. Tipo, “vocês querem deixar o dinheiro comigo, por segurança? Ok, eu cobro 0,0122% e no vencimento eu entrego menos do que vocês me deram agora…”. Mais ou menos isso… Tres alternativas: 1) Capital regulatório onde os bancos são obrigados a comprar títulos do tesouro para compor as garantias regulatórias; 2) Medo de algo muito tuim acontecer e os investidores preferem pagar para alguém guardar o dinheiro para eles e pagam um taxa de custódia; 3) se o Euro deixar de existir nesse período ( o que eu não acredito…) essas letras terão que ser convertidas para Marcos e o cálculo que fazemos que a moeda alemã deverá se valorizar de 6 a 8% logo de cara… (especulação).
Por mais estranho que isso possa parecer, não é a primeira vez que isso ocorre na história. Aconteceu durante as guerras, I e II, aconteceu na Suécia em 2009. Existe até téses sobre o tema, do século 19 (Silvio Gesell), e também John Maynard Keynes escreveu sobre isso. É uma indicação que tem algo para acontecer… É uma outra maneira de se cobrar imposto sobre o capital, em linha com o que Monsieur Sarkozy está propondo.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Alemanha capta recursos de curto prazo à taxas negativas

  1. Sir Income says:

    Podemos concluir que bolsa esta mais arriscado?

    • tradingcafe says:

      Bom dia Sir Income, benvindo. Os investimentos são sempre embutidos de risco, depende do grau de conhecimento que cada um tem sobre um isntrumentos ou um segmento específico de investimentos. A bolsa apresenta volatilidade continua e as vezes crescente, não siginifica dizer que está mais ou menos arriscado, depende do horizonte do investimento, depende do preço de entrada, depende dos resultados e potencial das empresas, depende da conjuntura econômica (taxas de juros estão em queda neste momento, algo positivo para a bolsa). Desta forma, sim, a bolsa apresenta riscos que devem ser considerados mas depende do ponto de vista e da estratégia de cada investidor para que possamos considerá-la mais arriscada do que qualquer outro investimento no momento. abs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s