Estava demorando para jogarem água… as agências de rating atacam novamente

De tão óbvio chega a extrapolar o ridículo, uma leva de notícias boas na Europa este ano novo, inclusive superavit comercial, captação, recursos novos e austeridade fiscal, a agência americana de classificação risco insiste em ter um papel princial nessa novela. Eles são coadjuvantes, ou melhor ainda, agências de risco são figurantes, aqueles que andam na calçada quando os personagens principais passam de carro. Mas, não. Insistem em deixar claro o jogo. Um rumor hoje que esta noite um figurante irá rebaixar os AAA da França e de outros países da Europa fez com que o euro caísse, o real desandasse e os spreads soberanos da Europa subissem… Eles estão tentando se redimir de terem tido coragem, com o único acerto que fizeram nos últimos duzentos anos, ao rebaixar o risco dos Estados Unidos. Eles sofreram represálias por terem sido corajosos e agora estão tentando ganhar pontos… Mercados fazem a volta e o otimismo virou pessimismo, algo novo? objective atteint!

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , . Bookmark the permalink.

3 Responses to Estava demorando para jogarem água… as agências de rating atacam novamente

  1. Veigalex says:

    Certo mais uma vez!
    Seria fantastico as bolsas europeias ignorarem isso e se manterem positivas. A Bovespa nao rolou ladeira a baixo, devido as opçoes da Petro. Se eu nao tiver errado os grandes seguraram nos 23. Vamos ver o que vira!
    Alguma sugestao?
    Abraço.

    • tradingcafe says:

      Oi Alex, bom dia, sim, a Bovespa descolou um pouco do resto do mundo, assim como o Real descolou do Euro esta semana. Tem grana de estrangeiro entrando na bolsa e eles também estão comprando os ADR’s lá fora. Eu acho que este mês de janeiro teremos um pequeno rally aqui na Bovespa. Fico atneto porém por que está muito volátil e sempre tem notícia estranha chegando contrapondo cada notícia boa que aparece. Eu acho que a Petro está de graça nestes níveis. Está negociando abaixo do VPA e todos os indicadores de liquidez estão saudáveis, porém, a Petro é muito líquida e sempre é usada como hedge em qualquer situação de rsico aumentado, isto atrapalha o bom andamento da ação. Você está fazendo opções direcionais ou financiamento? abs

      • veigalex says:

        Grande Ricardo, quem dera eu estar nesse nível de investimento!
        Entrei na bolsa esse ano e estou naquela fase de estudo. Estou investindo muito pouco com o intuito de aprender as regras. Tenho lido muito e estudado o mercado. Acho seus comentários muito claros e de fácil entendimento. O silencioso ataque do EUA a Europa é o que mais me chama a atenção. Você esta certíssimo. Se a Europa respirar, o EUA infarta.
        Tenho a impressão que a grande maioria dos grandes sabem disso e estão “torcendo” para o Euro ficar na lona. Mas lá é o antigo continente, e eles não são tolos.
        Me surpreendo como nenhum deles tomou uma atitude mais enérgica com as agencias de classificação. Mas enfim.. tem coisas nas entre linhas que desconhecemos.

        Grande abraço!

        PS: Sua leitura matinal e suas opiniões são muito legais!

Leave a Reply

