Reunião na Europa afeta mercados

A reunião dos membros da zona do Euro para definição do pacote de auxílio a Grécia deve terminar esta tarde. A expectativa não está positiva e os mercados estão refletindo isso hoje. Euro em leve queda, ouro estável, bolsas em queda e o Real está operando de lado, com ligeira alta.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Reunião na Europa afeta mercados

  1. PM says:

    Ricardo,

    Você, que acompanha o noticiário europeu de perto, acredita que teremos alguma definição na crise da dívida européia ainda neste primeiro semestre? Assistimos a essas reuniões de final de semana nos últimos 2 anos e ficamos com a sensação de indefinição de sempre.

    • tradingcafe says:

      Oi PM, benvindo. Não, não acredito que haverá uma solução neste primeiro semestre, termos melhoras e pioras. O pano de fundo desta situação é a situação real, o problema real, que não está na Europa. A Europa representa a competitividade que o real problema insiste em descacreditar, porque o Euro é a única moeda que poderá substituir o dólar hoje, pela profundidade do mercado, pelo tamanho da base monetária, pelo tamanho do PIB (Euro 17 é de 12 trilhões e o Euro 27 é de USD 16 trilhões), pelo avanço e maturidade do mercado financeiro europeu e por todos os mercados de derivativos que cosntituem alternativas de hedge que o mercado oferece. Desta forma, o problema real está no Estados Unidos, deflagrado pela crise de 2008 que ainda não foi consertado. Aumento da base monetária americana com impressão de moeda sem lastro e de dívida. Endividamento das famílias, desemprego alto, inflação alta e juros zero. Desta forma, mesmo que a Europa consiga sair desta, o que será difícil pois qualquer boa notícia de lá é contraposta com uma redução de rating das agências americanas ou outra notícia ruim. Assim, este ano teremos que ver alguma definição, pois estão protelando decisões para ver se a economia americana pega no tranco. Não vai. Temos que prestar muita atenção porque este ano será bastante tenso, masi do que o ano passado. Visite o site http://www.usdebtclock.org. É bastante interessante e ilustrativo da gravidade da situação, é um site do governo americano onde eles mostram ao vivo todas as contas nacionais. Abs PM,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s