China vai participar do resgate na Europa, Grécia faz reestruturação voluntária

Os mercados na Europa estão subindo hoje após um discurso da China, garantindo que irá participar fortemente com recursos, junto com o FESF, para montagem do pacote de resgate dos países com problemas de caixa na Europa. A Grécia deve anunciar em breve um plano de reestruturação voluntário de sua dívida, obtendo um perdão de USD 100 bi do total, o maior até hoje na história. Esse perdão “voluntário” dos credores em relação à dívida grega irá lançar uma discussão enorme sobre se isso se constitui em default ou não, para efeito de execução dos contratos de CDS sobre a dívida do país. Tecnicamente, a aceitação dos credores elimina a existência de um default, por ser um perdão voluntário e negociado, não se constituindo em “não-pagamento” da dívida. Para os Chineses, ajudar a Europa significa ajudar seu “maior cliente” e faz todo o sentido do mundo.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , . Bookmark the permalink.

5 Responses to China vai participar do resgate na Europa, Grécia faz reestruturação voluntária

  1. mauricio says:

    exatamente, porque faz muito sentido você na sua empresa, ajudar seu cliente que está falindo com dinheiro, pra ele continuar comprando de você. e pior, esse dinheiro não vai fazer falta pra china que já tem uma bolha imobiliaria estourando e já mandou os municipios rolarem a divida cujo tamanho é metade das reservas internacionais do país?

  2. J.R. Vensan says:

    Nossa… isso me lembra o que dizia o scholar britânico Lord Kenneth Clark, um dos meus ídolos, no seu inglês bem polido da metade do século passado (isso ele disse na década de 60): “Wealth is important to civilization, but history has shown us that for some reason TOO MUCH wealth seems to be destructive”.

  3. RD85 says:

    Ricardo, vc acha razoável esse pacote da Grécia? Quais as perspectivas para um país que tem 50% do PIB atrelado ao gasto com funcionalismo público (G) ser “forçado” pelo BCE/fundo de estabilização a cortar 30% dos empregos públicos? Essa galera vai viver / consumir o quê? A profunda recessão não será corrigida via exportações, porque eles não têm competitividade pra isso… Enfim, por mais traumático que pareça não seria mais razoável sair logo do Euro, cortar o mal pela raiz e usar uma máxi pra desvalorizar artificialmente o Dracma atraindo turistas e garantindo exportações pra reforçar o PIB?
    Aproveitando o comentário, sobre a bolha imobiliária, tenho a impressão que nossa políticade crédito, “compre tudo o que puder que nós vamos te ajudar, vai ter crédito…” is hanging by a thread não acha? Os bancos não querem redução de compulsórios pq n estão confiando para emprestar… Consultores de “junk bonds” já estão vindo pra cá, de olho no aumento dos toxic assets dos nossos bancos, enfim… a enxurrada de entrega de aps e salas em 2012/13 promete… Na hora da parcela das chaves vai sangrar… O que acha? Mais uma coisa… Vejo muita gente falando que o RJ é exceção por causa da zona sul… Mas sinceramente, Catete e Glória não são sonho de gringo… Botafogo é foco de quem está crescendo na carreira… Enfim, acho que um eventual prolongamento da bolha estaria restrito a Copa, Ipanema, Leblon, Gávea e Flamengo… e mesmo assim, calculo mensalmente um índice de evolução da oferta de imóveis na zona sul do RJ no ZAP e a evolução nesses bairros tbm n me parece saudável, estão sobreofertados como outros… Opina? Abraço, sucesso e aguardo ansioso por novos vídeos…. Sei que é bem ambicioso, mas se vc tiver contatos, podia tentar gravar uma entrevista com o Sammy Dana da FGV SP, o Roubini brasileiro… no que tange a bolha imobiliária.

    • mauricio says:

      pros acéfalos que falam da zona sul do rio ser o supra-sumo da área habitável brasileira:

      o que vocês tem a dizer sobre miami? que a zona sul é melhor que miami? parece aquela piada dos 5% do pib em crédito imbiliário.

      só pode se lembrar do peter schiff comentando que as pessoas falavam: “this is phoenix, real state never goes down in phoenix”, e hoje é a segunda maior queda de preço por cidade nos eua

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s