Grécia ainda… E nada ainda… e sabe quando? Não neste ano… não no euro

A situação grega é grave, o impasse que vemos já há quase dois anos de vai-e-vem sem uma solução plausível, é fundamentada na falta de capacidade dos gregos em gerarem caixa para pagar suas dívidas. É um problema grave de quem tem por exemplo, 50 motoristas (funcionários públicos) registrados com salários altos para cada veículo do governo… Sabe quando vai resolver isso? Bom, estamos chegando perto do carnaval, perto do fim do mês de fevereiro, sem IPO do facebook, sem IPO’s no Brasil. Mercados de bonds aproveitaram a janela, que já se fechou… Está na hora de virar tudo, o dólar está subindo e abolsa vai começar a cair de novo, 66k foi o teto por enquanto (Fibonacci dizia 68k…).

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

8 Responses to Grécia ainda… E nada ainda… e sabe quando? Não neste ano… não no euro

  1. Sir Income says:

    Ricardo,

    Você poderia falar do corte do orçamento e do juros para o médio e longo prazo.

    2014 fica no um dígito ou subimos?

    Abraços,
    Sir Income

    • Sir Income says:

      ops… quis dizer 2013

    • tradingcafe says:

      Oi Sir Income, os cortes do “orçamento” que este governo anuncia são falácias… Corte do orçamento deveria fazer referencia a “gastar menos” em efeito e não cortar o orçamento projetado para o futuro. Eles cortaram BRL 55 bi de uma projeção de gastos deste ano. Não é um corte no orçamento de verdade. Funciona como nas promoções e liquidações do comércio no Brasil, você aumenta uma calça jeans que custa 100 reais para 300 reais e oferece 50% de desconto! É uma piada. Ainda, tendo em vista o tamanho do orçamento, o corte representa perto de 2% do total já inflado em relação ao ano passado. Com relação aos juros, a SELIC deve cair para dentro da zona de conforto do governo, que é igual a SELIC – IR = Taxa inferior à da poupança. O governo precisa (na visã deles) salvar o mercado imobiliário. As instituições financeiras estão com inaddimplência alta, sem recursos disponíveis (ou vontade) de aumentar os volumes de financiamentos imobiliários. Os investidores fugiram da poupança para colocar dinehiro no Tesouro e nos CDBs dos bancos. Com a SELIC caindo, a poupança volta a ficar atrativa por não pagar imposto de renda. Assim, o carrousel da alegria do mercado imobiliário, que é o destaque da economia atual, por criar empregos, envolver milhares de empregos indiretos, move a economia e o goveno fica bem na foto. De forma direta, sim a SELIC cai para um dígito. Em relação a 2013, é provável que se estabilize em 9, 9,5% para depois voltar para cima de 10% em 2013. abs

  2. Rafael says:

    E essa bolha imobiliária, será que estoura em 2014? Após a Copa do Mundo (que supostamente é fundamento para aumento dos preços)?

    • tradingcafe says:

      Oi Rafael, eu acredito que vai estourar dois anos antes de 2014… Já estamos vemdo sinais de desaceleração nas vendas, nos lançamentos, falta de novos terrenos, falta de recursos no sistema financeiro para financiamento imobiliário e de quebra, as incorporadoras estão sofrendo… Então, acredito que não vai demorar muito mais para acontecer este ano, no primeiro semestre. abs

  3. J.R. Vensan says:

    Ricardo, comecei a ver novamente placas de vende-se pelo bairro, aqui na Granja Viana, onde moro. Inclusive, um dos empreendimentos aqui ao lado (que está encalhado faz anos) acabou de mudar de nome, para dar a impressão de “novo”…
    Abraço
    JR

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s