Acordo assinado, a Grécia evita um default

Os ministros de finaças da zona do Euro assinaram na madrugada de hoje um plano de resgate para a Grécia, sem precedentes na história. O acordo siau a forceps, dado que já não havia mais tempo hábil para assegurarem as demandas que facilitariam um repagamento da dívida. A situação da Grécia é péssima, mas um default e uma saída da moeda única seria catastrófico para o resto da Europa. O mais interessante é de notar que isto era óbvio já há dois anos no mínimo, só que fazer isto agora ficou duas vezes mais caro do que ter feito isso lá atrás. Com este acordo, a Grécia já terá dinheiro para quitar uma dívida de bonus vencenco em março, de EUR 14,5 bilhões. Ainda assim, os mercados não estão calmos, bolsa caem, ouro e euro estão subindo.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

3 Responses to Acordo assinado, a Grécia evita um default

  1. PM says:

    Ricardo,

    Qual a sua opinião sobre a Grécia? Uma reportagem da Folha de SP de hoje (21/02) parece bem sensata ao afirmar que a situação nesse país ficará tão insuportável que os próprios gregos (não apenas a população, mas os seus governantes também) pedirão para sair do Euro. Então toda essa negociação Troika x Grécia seria p/ ganhar um tempo p/ Portugal, Irlanda e Espanha? Mas será que alguns meses serão tempo suficiente p/ esses países?

    • tradingcafe says:

      Bom dia PM, a fundamentação de uma economia de um país, de uma empresa ou de uma família deve ser baseada em geração de riqueza, de excedentes, de gastar menos do que se recebe. Os recursos disponíveis devem ser investidos e não gastos puramente. A situação da Grécia é grave porque eles não geram riquezas, a situação do mundo é grave, porque é baseada em empréstimos. Uma montanha de recursos disponibilizados e os investimentos feitos para geração de riqueza representam uma parcela ínfima destes recursos recebidos, desta forma, as curvas não se encontram no futuro cada vez mais próximos, para países, empresas e pessoas. Os gregos terão sim muita dificuldade, porque eles não geram riqueza suficiente para pagar o que devem. Os recursos recebidos foram erroneamente alocados para inflar a máquina governamental e ações populistas, aumentando salários de aposentados e funcionalismo público. Para cada carro do governo, existem 50 motoristas na folha de pagamentos.. Erros graves. Saindo do euro, será pior, irá jogar a população na pobreza porque o Estado, mesmo imprimindo Drachmas à vontade, a perda de poder aquisitivo será gigante. Os gregos sabem que está ruim e ficará pior sem o euro. Para os outros países é um pouco diferente, eles tem uma economia produtiva, mais balanceada, mas como o resto do mundo, também alavancada em empréstimos… Uma depuração desta alavancagem se faz necessária e sim, eles estão tentando ganhar tempo para que isto ocorra. Os gregos estão se comportando como o primo mais pobre, que ao ver o sucesso do resto da família demanda sua parte da riqueza, mas não trabalha para contribuir… Dos outros países, a Irlanda tem uma situação difícil, Portugal e Espanha se sairão melhor. A Irlanda, antes da crise de 2008, tina um índice de abertura econômica (import+export dividido pelo PIB) de 150%… Baseada em redução de impostos e serviços para a indústria financeira (fundos de investimentos domiciliados no país). Com a magnitude da redução detses fundos lá atrás, o país caiu numa recessão, que será difícil reverter. A difrença entre Grécia e Irlanda é que a Irlanda se endividou menos. A folha está certa em afirmar que a situação ficará insuportável, mas o efeito será um empobrecimento dos gregos em geral, mas fora do Euro, a crise será vária vezes pior. Abs, amigo

  2. PM says:

    Obrigado pela resposta e pelo texto riquíssimo!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s