Em dia de formação de PTAX para o contrato futuro do dólar, o Bacen compra dólares em leilão

Em dia de formação de PTAX, o Bacen fez mais uma compra através de leilão e alterou o preço de fechamento do dólar, fazendo a moeda subir para R$ 1,72. A operação ocorreu logo após a abertura, quando as forças de mercado empurravam a moeda para baixo de R$ 1,70. Os vendidos em contratos futuros devem ter ficado pouco felizes com o movimento (os bancos, estavam vendidos líquidos em USD 8,1 bi ontem. A operação denota claramente que o governo não quer o dólar abaixo deste nível e vai continuar esterelizando capital (emitindo dívida à taxas altas SELIC… e aplicando os dólares das reservas a taxas próximas a 0% em tesouro americano). Pouco brilhante esse movimentoe extermamente caro para nós, gerando perda líquida de uns 10% ao ano. Se feito de uma forma pontual e com um propósito (que esperamos que eles tenham porque o dinheiro do governo é o nosso dinheiro e o prejuízo destas operações serão pagos por nós com impostos, inflação e juros altos…). De toda forma, isso é mais um movimento de tentar tapar o sol com peneira, porque a cotação do dólar reflete diferenças entre as economias e as taxas de juros das moedas. O câmbio é uma tradução em valores do que ocorre dentro das economias dos países. No nosso, o erro não está no câmbio, mas nos impostos e no custo Brasil. Os Brasileiros, grandes economistas que somos, vamos continuar a nos beneficiar desta oportunidade e compramos mais e mais nos Estados Unidos, que já nos “agradecem” por estarmos indo até Miami e manter as lojas abertas. O comércio entre o Brasil e os Estados Unidos, que já foi nosso maior parceiro comercial por muito e muitos anos está em níveis distorcidos, em 2011, do total de nossas exportações, 10,08% foram para os EUA, enquanto do total de nossas importações 15,01% vieram dos EUA… O valor do Real está errado, mas não é o governo que deve ditar preços se o mercado é livre. O mercado quer o dólar mais baixo porque a rentabilidade obtida aqui é várias vezes superior a de lá. Isso causa perturbações gigantes para as empresas brasileiras, num mercado que oferece muito pouca oportunidade de hedge e muito caras, devido a falta de liquidez, curtos prazos, falta de instrumentos adequados e uma diferença de taxas de juros com alta volatilidade que quase inviabiliza se pensar em fazer hedge por prazos longos. Enquanto a volatilidade do Yuan Chinês em um ano é de 3,6% (ok, o cambio é contolado por lá), aqui no Brasil, para um ano a vol é de de 16%, no euro é de 11,90%. Porém, para dois anos no Real a volatilidade sobe para 17%, enquanto para o Euro em 10 anos, a volatilidade é de 11,75%. Fica caro precificar instrumentos que possibilitem o hedge mais longo. Ao mesmo tempo, o que mais detestamos (a não ser que estejamos operando um hedge fund…) é a volatiliddae de cotações de paridades de moedas, este é o principal motivo da existência do Euro, com os paíse que adotaram a moeda, não tendo esta preocupação entre suas transações internacionais dentro da zona do Euro.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Em dia de formação de PTAX para o contrato futuro do dólar, o Bacen compra dólares em leilão

  1. Professor, uma pergunta, e já vou me desculpando se for muito boba.
    Não teríamos, nós, outra oportunidade, e (ou) escolha de onde investir estes dólares comprados com papeis que vão nos custar tanto? Por exemplo, financiar investimentos físicos em infra, ou construção civil, ou qualquer outra coisa coisa que realmente retorne? Ou simplesmente não o podemos fazer? obrigado Professor, pelas respostas/aulas. Muito obrigado mesmo. Saúde!

    • tradingcafe says:

      Oi Juliano, a pergunta foi muito boa!! Não e sim. Não, primeiro porque as reservas nacionais seguem um estuto rígido de investimento e proteção destas reservas, nos permitindo (ao BACEN) invetsir somente em títulos AAA (risco zero) em prazos distintos. Desde a avalanche de cortes de classificação de risco das agências americanas, não sobrou muita gente com rating AAA… E os que sobraram, como a Alemanha, por exemplo, estão pagando taxas negativas (voce paga para comprar os títulos e receb menos dinheiro no vencimento…). E depois, sim, com a criação do fundo soberano nacional (Sovereign Wealth Fund), parte das reservas são alocadas neste fundo, que tem um mandato amplo de investimento, inclusive os que vc menciona na pergunta. Seria melhor e mais eficiente se fizessem mais disso, concordo integralmente com voce. Abs e obrigado

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s