Empresas com X… oooopppps

Sem encher muito, já faz muito tempo que falo e escrevo sobre elas: empresas são avaliadas pelo fluxo de caixa. Podem dizer “oh, mas o potencial é enorme….” Sim, várias coisas tem potemcial enorme mas após um período de “café-com-leite”, basta, tem que ter fluxo de caixa condizente com sua precificação de mercado. É a mesma história do “livro de caras”, com um potencial enorme para explorar o lado fofoqueiro do ser humano, mas cadê o resultado? Fluxo de caixa? As empresas com X tem um suposto potencial enorme… Mas sem resultado…. Até quando??

This entry was posted in Mundo estranho and tagged . Bookmark the permalink.

4 Responses to Empresas com X… oooopppps

  1. Renata Miziés says:

    Olá Ricardo,

    Pois é… Muita especulação e resultado
    que é bom nada…
    Cria-se uma fantasia em torno dessas
    empresas, como no ‘fantástico mundo
    de Bob’ e na maior parte é só especulação.
    Enquanto isto muitas empresas com bons
    resultados e potencial factível sofrem com
    a oscilação do mercado.

    Abraços

    Renata

  2. Anonymous says:

    Em Ingles, X é pronunciado com EX. Podemos estar vendo empresas que PASSARAM. Também sempre notei muito de culto da personalidade com o Erik Batista, algo comum nos EUA (Donald Trump, por exemplo ou qualquer outra celebrity), mas um tanto fora de lugar na cultura Tupiniquim.

  3. DRN says:

    Falar em empresas com X faz-me lembrar da Petrobrás e da Vale. Ações compradas em 2008 valem, atualmente, 60% do que valiam. Estou segurando as minhas para não realizar prejuízo. Ouvi dizerem que as da Petrobrás voltarão ao preço de 2008 em 2015, por conta da extração do óleo abaixo da camada de sal. O professor compartilha dessa opinião? Será que não é melhor realizar logo o prejuízo e partir para outra? Já se vão cerca de 4 anos e nada…
    Saudações.

  4. simone says:

    Riqueza de Eike Batista: Verdade ou Farsa

    Empresas de Eike têm prejuízo de R$ 1 bilhão em 2011

    As seis companhias de capital aberto do bilionário brasileiro Eike Batista – LLX Logística, MMX Mineração, MPX Energia, OGX Petróleo, OSX Brasil e Portx – contabilizaram prejuízo acumulado de 1,02 bilhão de reais em 2011 (veja quadro abaixo). Os cálculos são da consultoria Economática.

    O ano passado foi o de pior desempenho para as empresas de Eike. Até então, o maior prejuízo registrado pelo grupo havia sido apurado em 2010, de 448,0 milhões de reais – menos da metade do valor apurado no ano seguinte.

    De acordo com os balanços referentes ao ano passado, a OGX Petróleo é a empresa com maior prejuízo, de 482,2 milhões de reais. A MPX Energia, com perdas de 408,6 milhões de reais, é a segunda na lista dos prejuízos. A OSX Brasil foi a única das seis a registrar lucro, de 7,6 milhões de reais.

    Entre 2006 – quando as ações da MMX, primeira empresa do bilionário a abrir capital, estrearam na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) – e 2011, as perdas totais deram um salto de 988%.

    O único ano em que as companhias de Eike Batista registraram lucro líquido foi em 2007, quando apenas LLX, MMX, MPX e OGX tinham capital aberto e eram listadas na Bovespa. Naquele ano, essas empresas registraram lucro acumulado de 825,1 milhões de reais.

    A despeito dos números gerais ruins, o valor de mercado das seis empresas de Eike, conforme fechamento do pregão desta terça-feira, é de 72,37 bilhões de reais. A OGX Petróleo é mais valiosa, com 49,4 bilhões de reais.

    Posicionamento – A assessoria de imprensa do grupo EBX – holding das empresas de Eike Batista – afirma que cifras negativas são normais em companhias em fase pré-operacional. Neste período, enquanto ainda não geram receita, há forte desembolso de recursos por conta dos investimentos. “O Grupo EBX esclarece que isso é comum em empresas pré-operacionais. Informa ainda que está investindo 15,5 bilhões de dólares entre 2011 e 2012, com geração de 20 mil postos de trabalho, em empreendimentos estruturantes para o país”, diz a holding em nota.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s