São Paulo quase já não cabe em si mesma…

A cidade está maior do que sua infra-estrutura comporta. O trânsito absurdo, até de pedestres… O Metrô, moderno e bem feito, não comporta a quantidade de usuários que necessitam utilizá-lo. Nos horários de pico, fica evidente o subdimensionamento do projeto. As próprias estações estão pequenas. A baldeação entre a estação Consolação (linha verde) e a Estação Paulista (linha amarela) nos horários da manhã e da tarde é absurda, pessoas se esbarrando, se empurrando para cruzar de lados à força quase, pelo proejto mal desenhado. Parece uma encenação do filme The Wall, do Pink Floyd. Eles até tem que desligar as esteiras e escadas rolantes, pois a vazão das pessoas é menor que a velocidade destes equipamentos modernos, as pessoas se acumulam nas entradas e não conseguem sair com a rapidez devida nas plataformas. Alguma coisa tem que ser feita e rápido, porque do jeito que está não falta muito para alguma tragédia de grande magnitude acontecer. Os horários de pico são largos, vai até as dez da manhã e começa as 16 horas no período da tarde. Muita gente, um mar de gente na verdade, em lugares que se tornam apertados. A cidade está pequena para o número de pessoas que a habitam.

This entry was posted in Mundo estranho and tagged , . Bookmark the permalink.

8 Responses to São Paulo quase já não cabe em si mesma…

  1. J.R. Vensan says:

    Ricardo, que coincidência, estou fazendo um documentário para o Canal Futura que mostra exatamente isso. Acho que ninguém no projeto pensou que a enxurrada de gente que a Linha Amarela traria para o metrô fosse tão grande.

  2. Tlnz says:

    Passei por esse “sufoco” há duas semanas. O mar de gente é mesmo impressionante…

    Abraço!

  3. Rafael says:

    Morei em São Paulo 11 anos.
    Depois fui morar em Fortaleza e agora estou em Brasília.
    Morar em São Paulo (Capital) nunca mais. Essa cidade não tem solução (Exceto a moda Chinesa de compulsoriamente remover as pessoas de um local para outro).

  4. Thiago says:

    São Paulo não tem mais qualidade de vida nenhuma. Acho que quem mora aqui acaba vivendo menos.
    Interessante você tocar no assunto, pois ando procurando imóvel em cidades próximas ( pra comprar depois da bolha murxar, claro). Não me vejo morando mais aqui daqui uns 4 anos.
    Fora os problemas que você citou, ainda tem essas torcidas de futebol dementes que, em dias de jogo, são donas das ruas. Mais um motivo pra não sair de casa. E ainda são escoltados pela polícia.

  5. Ral says:

    A fila do Metro Tatuapé pela manhã é horrivel, mais os culpados é o próprio povo que ao invés de colocar o fone de ouvido do celular de ultima geração e aguardar na fila igual carneirinho , deveria quebrar tudo para ver se faz direito!!! mil desculpa mais o povo brasileiro não tem jeito

  6. André Lehman says:

    A conexão entre as duas linhas é totalmente improvisada. Na verdade, a estação Consolação deveria estar na Consolação e não na Hadock Lobo.
    O projeto original da linha verde já previa a conexão entre as linhas e a estação Consolação deveria estar de fato da Consolação. A linha verde deveria ter 4 estações na Paulista.
    O projeto foi “readaptado”, uma estação embolsada pelos Gansters no poder e o usuário do metrô que se f…

    30 anos de atraso na linha 4 era óbvio que haveria uma demanda reprimida…

  7. Roni says:

    Acho que deveriam estimular pessoas e empresas a ir pra outros estados!

    Como vc bem comentou, tem gente demais aqui, o que nao justifica num pais tao grande!

  8. Fábio Silva says:

    Não sei se o caso é exportar pessoas. Elas estão aqui porque têm trabalho e oportunidades, senão já teriam migrado. Tive que sair de Campinas para trabalhar aqui porque na minha área e da minha noiva as oportunidades acabaram convergindo para cá.

    O fato é que o projeto de interligação entre a linha amarela e verde (que uso diariamente) foi totalmente mal feito mesmo. O trânsito de pessoas nos horários de pico é infernal mesmo, e há literalmente congestionamento de pessoas para passar por aquele túnel ridículo. Se não aumentarem a estação consolação, não haverá espaço para abrir as outras 3 estações que se pretendem no futuro.

    Imagino que se algum dia um trem parar como ocorre diariamente na CPTM, uma tragédia pode ser deflagrada naquea estação, pois não há saídas de emergência bem sinalizadas, e normalmente a população não está suficientemente educada para realizar uma saída ordeira.

    Vendi meu carro para poupar e gerar liquidez para adquirir imovel próprio (depois do estouro da bolha) mas o transporte publico atual está começando a me convidar a voltar para as quatro rodas, transito e, pelo menos, ar condicionado.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s